Várias entidades lamentaram na noite desta terça-feira (17), a morte do agropecuarista e empresário Edimar Luiz Margotto, ex-provedor da Santa Casa de Itabuna. Ele morreu nesta terça-feira (17), aos 77 anos, no Espírito Santo. Ao fazer exames de rotina, constataram-se obstruções em artérias do coração e Edimar passou por cirurgia, que foi bem-sucedida. Porém, outras complicações clínicas agravaram seu quadro de saúde, ocasionando o óbito.

Capixaba de Colatina, Espírito Santo, Edimar veio muito jovem para Itabuna para administrar a empresa Itadil. Aqui, foi membro do Rotary Club e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna por 14 anos.

Agraciado com o título de Cidadão Itabunense, recebeu diversas comendas por serviços prestados, entre as quais a Comenda Monsenhor Moyses do Couto, em 2013. Edimar também era sócio da Faculdade Santo Agostinho.

Como provedor da Santa Casa (1992-2001), Edimar deu contribuições importantes na área de saúde no interior da Bahia. Dentre os feitos realizados em suas gestões estão a implantação do Serviço de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança e criação do Projeto Mãe Acompanhante, no Hospital Manoel Novaes. Ele também inaugurou a Unidade Mista Ailton de Melo Messias, no anexo do Calixto Midlej Filho, e foi um dos responsáveis pela aquisição de equipamentos, implantação de vários serviços nas unidades hospitalares.

A Santa Casa abriga até hoje unidades como Banco de Sangue, Laboratório de Análises Clínicas, auditório, administração, Pronto Atendimento, unidades de quimioterapia e hemodiálise, dentre tantos outros importantes serviços que atendem milhares de usuários. Edimar Margotto também foi um dos fundadores do Plansul.

Ele deixa viúva a médica Mércia Margotto e dois filhos: o advogado Edimar Margotto Júnior e a médica Stephânia Margotto.

O corpo de Edimar Margoto será sepultado na ala dos ex- provedores, nesta quarta-feira (18), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Detalhes sobre o velório e horário de sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

 

Notas de Pesar

A Santa Casa de Itabuna divulgou Nota de Pesar. “O provedor, em nome da Irmandade, corpo clínico e demais profissionais da instituição, expressa os sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Edimar Margotto. Que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte a todos neste momento de tristeza e dor”.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, também se manifestou, por meio de uma Moção de Pesar, sobre o falecimento do agropecuarista. “Com um misto de surpresa e muita tristeza, recebi no início desta noite a notícia do falecimento do empresário, pecuarista e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Edmar Margotto. Cidadão, empreendedor e exemplo de vida que adotou a nossa cidade com amor e paixão. Rogamos a Deus, que conforte o coração dos familiares e de sua legião de amigos, ao tempo que também pedimos que receba sua alma em luz”.

Ainda emitiu Nota de Pesar, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna. “Grande exemplo para a geração empresarial e pecuarista de Itabuna e região, Edimar foi reconhecido cidadão itabunense e construiu um grande legado como empreendedor na cidade. Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte os familiares e amigos”.

O vereador Erasmo Ávila (PSD), presidente da Câmara de Itabuna, também manifestou pesar pela morte do empresário Edimar Margotto. “Ele seguiu um caminho de audácia e compromisso como agropecuarista, líder de negócios e dono de indiscutível compromisso social. Fica o registro de reconhecimento ao papel de um homem honrado cuja trajetória é digna de respeito e reverência. Rogamos por descanso à alma dele e conforto ao coração dos familiares”.