O Partido dos Trabalhadores em Itabuna elegeu pela primeira vez uma mulher para a presidência do diretório municipal. Com uma votação histórica, 1.589 votos, Nina Rosa vai liderar o partido pelos próximos anos, promovendo um processo de renovação e oxigenação da sigla. Nina Rosa, apoiada pelo atual presidente da Câmara, Manoel Porfírio, venceu o candidato Jackson Moreira, apoiado pelo ex-prefeito Geraldo Simões, no Processo de Eleições Diretas (PED).
A votação e apuração dos votos se deu em clima de tranquilidade na Câmara de Vereadores de Itabuna, que teve a presença maciça de militantes do PT. O PED foi marcado por grande mobilização dos filiados para decidir os rumos do partido em Itabuna, especialmente com foco nas articulações para as eleições para presidente, governador e deputados em 2-2026 e para prefeito e vereadores em 2028.
Após o resultado histórico, Nina Rosa destacou que “a nossa militância acreditou no projeto de renovação e retorno do partido às bases e participação ativa nos movimentos sociais. Com a força das mulheres, da juventude, vamos escrever uma nova história do PT Itabuna. Essa é uma vitória da democracia”.