Teve início nesta sexta-feira (17), no Conjunto Penal de Itabuna, o curso de Refrigeração Geral, uma iniciativa que alia qualificação profissional, valorização de talentos internos e promoção da ressocialização por meio do ensino técnico. A proposta inovadora tem como diferencial o fato de ser ministrada por um dos próprios reeducandos da unidade.
A atividade faz parte da política de reintegração social desenvolvida na unidade, que é administrada em regime de cogestão com a empresa Socializa – Soluções em Gestão. O curso ocorre na Oficina Escola da unidade e conta inicialmente com seis participantes, com encontros semanais ao longo de quatro meses, totalizando 32 horas de formação técnica.
Com ampla experiência no ramo de refrigeração, o reeducando/ instrutor é reconhecido e respeitado na cidade de Itabuna pelo seu conhecimento técnico, que agora compartilha com outros internos, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.
“O conhecimento técnico que o reeducando possui é reconhecido na cidade, e tê-lo como instrutor é uma forma de mostrar que todos têm potencial de ensinar e transformar vidas, mesmo dentro do sistema prisional”, destaca o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, José Fabiano Barbosa Carvalho.
Além de capacitar os participantes com um ofício que possui grande demanda no mercado de trabalho, o projeto tem como objetivo maior inspirar os internos a acreditarem em novas possibilidades de futuro. A troca de saberes entre pares fortalece o senso de comunidade e ajuda a construir caminhos mais dignos fora dos muros do presídio.
“Com iniciativas como esta, o Conjunto Penal de Itabuna reafirma seu compromisso com a ressocialização e a humanização do sistema prisional, apostando na educação e no trabalho como ferramentas de transformação”, finaliza o diretor.