Lançada no Carnaval de Salvador e já atuando também em São Paulo, a startup baiana Ecoari começa a operar em Itabuna e Ilhéus a partir de novembro. O projeto foi apresentado pela CEO da Ecoari, Isadora Alencar durante reuniões na Emasa, CVR Costa do Cacau, Shopping Jequitibá e Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).
O aplicativo da Ecoari conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma gamificada. Além de estimular a reciclagem, o app promove inclusão social e produtiva, gerando renda para quem está na base da cadeia. Ao doar resíduos em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) cadastrados, os usuários acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios, cupons ou até PIX. Toda a operação é registrada, desde a entrega até a chegada dos materiais às cooperativas.
“Cada entrega feita nos PEVs é registrada no sistema com data, tipo e peso do material. Isso permite o acompanhamento de ponta a ponta e gera relatórios de impacto tanto para o usuário quanto para os parceiros”, explica Isadora. Os catadores são vinculados às cooperativas parceiras. “Toda a operação é transparente, com histórico de coleta, volume e destino. Isso garante que o valor, tanto simbólico quanto financeiro, chegue de forma segura a quem de fato fez o trabalho”.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA
O projeto será iniciado em Itabuna com a instalação de um ecoponto no Shopping Jequitibá, ações nas escolas em parceria com a CVR Costa do Cacau, Emasa, Secretaria de Educação e SigaOn e ampliação da coleta seletiva com a AACRRI. Isidora Alencar destaca ainda que “o nosso principal foco é a educação e a aproximação com os doadores de recicláveis coletados, gerando um grande impacto ambiental e uma mudança que começa no usuário e termina na reinserção desses produtos na indústria, além de gerar renda para os catadores”.
Maurício Ramos Sena, gestor da CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para armazenamento de resíduos, localizada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna, afirma que “a parceria com a Ecoari amplia o nosso compromisso com a sustentabilidade, conscientizando a população sobre a importância da coleta seletiva, ampliando a coleta seletiva e valorizando as associações de catadores que apoiamos em Itabuna, Ilhéus e Itacaré”.