Ex-prefeito de Araçatuba apresenta em Itabuna os avanços nos serviços de saneamento básico no município paulista

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

No Congresso Águas de Futuro – Saneamento, Sustentabilidade e Desenvolvimento para Itabuna – Saneamento, Sustentabilidade e Desenvolvimento para Itabuna, promovido pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), o palestrante e ex-prefeito do município de Araçatuba (SP), Dilador Borges, trouxe a experiência de dois mandatos (2017/2024) à frente da cidade de 207.775 habitantes, localizada no noroeste do Estado de São Paulo.

Em 2012, o município realizou a concessão dos serviços de água e esgoto para a OAS enquanto em 2016 a concessão foi passada para a empresa SANAR (Soluções Ambientais de Araçatuba). Atualmente, Araçatuba consegue levar água tratada para todo o município, coleta 98% do esgotamento sanitário e trata 100% do esgoto coletado.

“As dificuldades são muitas para chegar até onde Araçatuba chegou. Há muitas narrativas que são criadas, a exemplo de conceder o patrimônio público, gerar desemprego, aumentar a tarifa sem critério; o município enfrentou tudo isso”, explicou o ex-prefeito de Araçatuba Dilador Borges.

Borges lembrou que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico determina a universalização dos serviços de saneamento. “No papel é coisa é muito fácil, mas o difícil é colocar em prática, porque não depende do gestor e seus colaboradores, depende de uma coisa maior, que impacta em tudo, inclusive em nossas vontades, que são os recursos”, afirmou.

O ex-prefeito de Araçatuba disse que com a concessão, a cidade avançou muito no saneamento básico. “Hoje Araçatuba é uma cidade atrativa, os investimentos no saneamento estão cinco anos à frente do que determina o contrato de concessão”, informou.

Em sua explanação, o ex-prefeito apresentou alguns resultados depois do processo de concessão, como a redução da perda de água de 45% para 20%; ampliação do parque industrial em 40%, que atualmente conta com 135 indústrias; implantação de novas ETAs e ETEs; tarifa regulada, com compromisso social e especial; uso de energia renovável; redução de resíduos de segurança hídrica; fornecimento de 100% de água tratada; 98% de esgoto coletado e 100% do esgoto tratado.

O contrato de concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário de Araçatuba é de 30 anos. Em 2020, a cidade foi destaque em saneamento básico no Brasil, sendo premiada pela Trata Brasil – entidade mais respeitada no contexto do saneamento básico brasileiro – como destaque nos avanços em relação ao desenvolvimento do saneamento básico.

 

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.