Governo municipal confirma tratativas com a Embasa para reassumir saneamento de Itabuna

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

A Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado da Bahia mantêm tratativas para que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) volte a operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. A informação foi repassada a funcionários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) durante uma reunião realizada na manhã de quarta-feira (15), na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço.

Durante o encontro, o presidente da Emasa, Ivan Maia, afirmou que o diálogo entre as administrações municipal e estadual tem como prioridade assegurar que os trabalhadores da empresa não sofram prejuízos caso a gestão do saneamento volte a ser estadualizada. “Com o empenho de todos vocês, o sistema de abastecimento de água de Itabuna avançou bastante. Atualmente, 80% da cidade recebe água tratada e de qualidade todos os dias”, destacou Maia.

O dirigente explicou que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico impõe o desafio de garantir até 2033 o atendimento de 90% do município com coleta e tratamento de esgoto, o que exigiria investimentos estimados em R$ 400 milhões. Diante dessa exigência, segundo ele, foram avaliadas alternativas, entre elas a concessão, a permanência sob gestão municipal ou o retorno da operação para a Embasa.

“As conversas com a Embasa estão avançando, mas tanto a direção da Emasa quanto a Prefeitura têm buscado preservar o quadro de pessoal, evitando qualquer perda para os trabalhadores”, assegurou.

Maia adiantou ainda que, caso o retorno à Embasa seja concretizado, a Emasa poderá ser transformada em autarquia municipal, com nova função voltada à gestão de drenagem urbana, resíduos sólidos e manutenção de espaços e prédios públicos.

Durante a reunião, funcionários elogiaram a iniciativa da diretoria em manter a equipe informada. A servidora Michelle Mansur, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sindae), defendeu a participação do sindicato em todo o processo.

“Os últimos dias têm sido de apreensão e dúvidas. Defendemos a permanência de uma empresa municipal, mas, caso não seja possível, queremos participar das negociações para garantir os direitos dos trabalhadores e o bem comum”, afirmou a sindicalista.

Além do presidente Ivan Maia, participaram da reunião os diretores Fernando Duarte (Operação e Expansão), José Silva (Planejamento), Ronaldo Júnior (Financeiro e Relacionamento com o Cliente), Moisés Figueiredo (Gestão Corporativa) e a procuradora jurídica Fabiana Rocha.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.