Aos 87 anos, dona Nadir Santos Batista, moradora do bairro Fonseca, em Itabuna, viveu dias de tensão que se transformaram em alegria para toda a família. Em julho, a idosa começou a sentir fortes dores no peito, inicialmente confundidas com problemas estomacais. A gravidade do quadro só foi percebida após avaliação de um cardiologista particular: complicações cardiovasculares severas exigiam intervenção imediata.
Devido à urgência e às condições da família, dona Nadir foi encaminhada pelo SUS para o Hospital Calixto Midlej Filho, gerido pela Santa Casa de Itabuna. Lá, passou por cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana, com a colocação de três stents, salvando sua vida.
“Ela chegou muito apreensiva, assim como nós. Mas o atendimento humanizado e de excelência nos tranquilizou”, relatou Josimeire Batista Alves, filha de dona Nadir. Evangélica, a idosa classificou a recuperação como um milagre: “Saí caminhando do hospital. Hoje não sinto nada, graças a Deus”.
A Santa Casa de Itabuna, pioneira na Bahia no Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), mantém uma comunicação integrada com outros serviços de urgência da região. O programa, parte da Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto (LATIN), acelera o diagnóstico e o início do tratamento, minimizando riscos de sequelas e óbito.
Após a alta, a família comemorou a surpreendente recuperação. “Quem olha para ela hoje duvidaria que passou por um infarto grave. A oxigenação, respiração e energia estão muito melhores”, disse Josimeire. O cuidado, acolhimento e dedicação da equipe médica foram decisivos para que dona Nadir pudesse voltar para casa com saúde e alegria.