Instituto Pedro Mello evita emissão de 30 documentos de identidade fraudados

As tentativas de fraude aconteceram entre os meses de janeiro e abril deste ano

por Redação
0 comentários 1 minutos para ler

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) evitou, de janeiro a abril, 30 tentativas de fraudes na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os fraudadores tentaram obter as carteiras utilizando dados diferentes daqueles que possuíam em identificação anterior, ou de outras pessoas.

As tentativas foram descobertas graças ao rigoroso procedimento adotado e ao novo sistema de identificação civil implantado na Bahia em julho de 2024. Com ele é possível verificar no sistema se a pessoa que solicita o novo RG já possui dados biométricos cadastrados.

“A avaliação do sistema é multibiométrica, desta forma, os dados são cruzados a partir das impressões digitais e fotografias, além dos nomes e filiação”, explicou Gabriel Pereira de Araújo, Coordenador de Investigação e Verificação do IIPM.

Após a confirmação da tentativa de fraude são emitidos relatórios de investigação para Polícia Civil, Receita Federal e INSS. “A nossa pretensão é que tenhamos cada vez menos tentativas, uma vez que os fraudadores procuram facilidades e o nosso sistema está cada vez mais qualificado para identificar essas situações”, explicou Bruno Fróes, Diretor do Pedro Mello.

 

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.