Não é de hoje que Itabuna se transformou em um “celeiro” de problemas. Entre esses, destaque para os buracos, que se espalham por toda a cidade, causando transtorno a motoristas, causando prejuízos e fazendo a alegria das lojas de autopeças. Nenhum bairro escapa. De um “anônimo” bueiro sem manutenção, próximo à ponte do bairro São Roque, até o já famoso buraco no Alto da Lua, na Mangabinha, que viralizou nas redes sociais essa semana (vídeo no final do texto).

O buraco do bairro São Roque quase causou um acidente para o motorista José Carlos Oliveira. Ele contou que trafegava devagar, vindo do condomínio Pedro Fontes, quando se deparou, ao fazer uma curva, com o bueiro aberto. Felizmente, José Carlos saiu ileso, mas teve que levar o carro à oficina.

“Eu não entendo esse programa de reforma de praças, quando deveria dar manutenção às ruas esburacadas da cidade”, reclama o morador. “Claro que queremos uma cidade mais bonita, mas se deve cuidar do que é mais urgente”, defende ele.

O mesmo abandono foi denunciado por um morador do bairro de Mangabinha, na localidade Alto da Lua. Ele gravou, com a câmera do celular rente ao solo, os carros caindo em tempo real no super buraco, com direito a narração e reclamação “ao vivo”.

“O que parece é que o governo está perdido. A gente não vê uma ação coordenada da administração nas diversas áreas. Com as chuvas que caíram na semana passada, o situação dos bairros piorou. Mas também não tem uma ação efetiva, por exemplo, na conservação das escolas municipais”, observa José Carlos.

Para ele, o governo atual segue o exemplo do anterior, com a falta planejamento. “Prova disso foi a tragédia ocorrida recentemente, quando um muro de uma escola no bairro Califórnia desabou, matando pai e filho. “Não é normal, com todo esse tempo de governo, a gente ver tanta desordem na cidade”.