Os estudantes da Oficina de Iluminação Cênica, que ocorre em Buerarema, realizaram no último dia 17 de março, visita técnica ao Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna. Lá puderam conhecer as principais instalações e todos os equipamentos de iluminação para palco e bastidores.

O curso, que prepara para atuação imediata ao mesmo tempo em que estimula o aprofundamento formativo aos mais interessados, tem carga horária de 25h/a. Está sendo ministrado entre os meses de fevereiro e março, gratuitamente, em Buerarema, nas instalações da Casa de Cultura Jonas & Pilar, com certificado para quem concluir ao menos 75% do curso.

 

“Na visita os participantes tiveram a oportunidade de conhecer in loco o que foi passado durante o curso: Eletricidade Básica para o Teatro (fase, neutro e a função do aterramento na rede elétrica, cálculos de carga de consumo, casa de força) e os Elementos que Compõem o Espaço para Iluminação Cênica (cabine de luz, equipamentos, mesa, refletores, planta baixa de iluminação). Pontos básicos para quem trabalha no ofício”, afirma o professor José Carlos Ngão, que soma 3 décadas de experiência na área.

“No percurso também foi demonstrada a sensibilidade artística envolvida no uso de luzes, cores e sombras nas cenas, os movimentos sincronizados com a proposta da direção ou dramaturgia”, acrescenta Lucas Rosário, um dos inscritos.

O curso finaliza na próxima semana. A atividade faz parte do projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar. A realização é do Instituto Macuco Jequitibá, o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Buerarema e o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.