Itabuna: Prefeitura apresenta linhas para elaboração do PPA 2026-2029 em audiência pública

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

As linhas para elaboração da proposta do Plano Plurianual (PPA 2026-2029 foram apresentadas em audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Vereadores nesta quinta-feira, 22, pelos técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Fazenda e Orçamento, e o consultor Cleiton Dantas. Uma dezena de representantes de instituições da sociedade civil e de conselhos municipais apontou iniciativas.

O secretário municipal de Planejamento, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, considerou positivos os resultados da audiência pública, bastante participativa. “A avaliação, inclusive da consultoria, foi de que foram atendidos aspectos não só de apresentar o que é o PPA, a metodologia e outros mecanismos de sua elaboração como de indicar como a sociedade civil pode sugerir projetos e programas, inclusive de forma virtual, até o fechamento da proposta no final de julho”, comentou.

“Então, as sugestões ao município para a assistência social, segurança, educação, saúde, infraestrutura, esporte, cultura e lazer podem ser feitas livremente numa contribuição cidadã importante no que preceitua a legislação” comentou o vice-prefeito.

Uma questão levantada na audiência pública foi sobre a oferta por Itabuna de serviços nas áreas de saúde e educação aos seus cidadãos e que na maioria das vezes são usufruídos por pessoas de cidades circunvizinhas sem que o município seja ressarcido.

Para Josué Brandão Junior é um fato que acontece em cidades pólos e “que a gente precisa continuar debatendo em fóruns, como a Consórcio de Desenvolvimento, AMURC e UPB, porque os municípios de origem dessas pessoas não oferecem serviços e Itabuna acolhe em detrimento de seus cidadãos que geram impostos e necessitam de prioridade”, declarou.

“A gente acredita na liderança do prefeito Augusto Castro (PSD) para continuar debatendo nesses fóruns como financiar essa sobrecarga que o município de Itabuna tem no seu cotidiano, principalmente na área da Saúde, o que inclui as unidades da atenção primária e de média complexidade e de alta, como o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que é municipal e de portas abertas e atende mais de uma centena de municípios regionais sem contrapartidas”, observou o secretário e vice-prefeito.

Já o consultor Cleiton Dantas disse que a audiência pública foi rica em assuntos e debates e que os objetivos foram atendidos. “Fizemos a divulgação do que é o PPA, colhemos sugestões presenciais dos participantes e vamos abrir a coleta virtual de sugestões, a partir de sexta-feira, dia 23, com um questionário no site e redes sociais da Prefeitura de Itabuna. As pessoas falaram de seus problemas e dos problemas da cidade no financiamento de suas ações. Então, foi uma participação extraordinária e muito útil ao nosso planejamento do PPA”, concluiu.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.