O engenheiro-agrônomo Thiago Guedes Viana é o novo diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira (30), por meio de publicação no Diário Oficial da União, com assinatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Natural de Itabuna, cidade-polo da região cacaueira da Bahia, Thiago Guedes é formado em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e possui sólida trajetória no setor público. Ele já atuou como chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura da Bahia e também exerceu o cargo de vice-presidente do Instituto Biofábrica, referência em pesquisa e produção de mudas de qualidade.
A nomeação acontece em um momento estratégico para a Ceplac, que hoje integra a estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária, como departamento vinculado à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo. A instituição tem papel histórico no desenvolvimento da cacauicultura no Brasil, especialmente na região Sul da Bahia.
A expectativa é de que a chegada de Guedes à direção da Ceplac fortaleça as articulações em torno da retomada do protagonismo da instituição, com foco na inovação tecnológica, apoio ao pequeno produtor e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau.