As lentes de contato são uma excelente alternativa para quem deseja liberdade em relação aos óculos, sem abrir mão da saúde ocular e da qualidade de visão. Cada vez mais modernas e seguras, fazem parte da vida de grande parte das pessoas e esse público vem crescendo a cada dia. Este fato se justifica não só pela tecnologia envolvida, que proporciona uma excelente qualidade e tipos de materiais, ampliando suas indicações, mas também pelo aumento do acesso da população às informações sobre o assunto.
“Em algumas situações, observamos que o paciente apresenta dúvidas, o que pode gerar alguma insegurança quanto ao uso de lente. Por isso, é fundamental que todo o processo de adaptação de lentes de contato seja realizado por um médico oftalmologista, profissional que tem a capacidade de transmitir informação de qualidade e indicar a melhor opção para cada caso”, afirma a Dra. Karina Andrade, oftalmologista do Hospital Beira Rio, em Itabuna.
Com relação aos tipos de lente e contato existem as Lentes Gelatinosas, mais comuns e confortáveis, indicadas para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), que podem ser de descarte diário, quinzenal , mensal ou anual; e as
Lentes Rígidas Gás-Permeáveis, menores e mais firmes que as gelatinosas, que oferecem maior qualidade visual em pessoas com astigmatismos irregulares e doenças da córnea como o ceratocone e permitem maior oxigenação da córnea.
Também estão disponíveis, as Lentes Esclerais, de diâmetro maior, apoiam-se na esclera (parte branca do olho) e são muito usadas em casos de ceratocone avançado, irregularidades corneanas e olho seco grave, proporcionando conforto e excelente visão; as Lentes Cosméticas, que podem mudar a cor dos olhos ou ser usadas em casos médicos específicos (como cicatrizes corneanas); e as Lentes de Ortoceratologia, também conhecidas como “lentes dos sonhos”, que são utilizadas enquanto o paciente dorme e fazem um remodelamento temporário da córnea durante o sono, promovendo uma boa visão durante todo o dia. Além da função refrativa, também impede a progressão da miopia.
PRATICIDADE E CONFORTO
“Quando falamos em benefícios podemos citar a maior liberdade para praticar esportes e atividades ao ar livre em casos em que os óculos não oferecem a mesma qualidade visual, a melhoria do campo visual amplo, já que não há bordas como nos óculos, proporcionando visão mais natural”, afirma a oftalmologista.
A Dra. Karina Andrade também cita “o conforto estético com liberdade de não usar armações, a praticidade para atividades físicas e sociais, alta performance visual em condições específicas, como ceratocone e a autoestima, já que muitas pacientes relatam se sentir mais seguros e confiantes”.
O uso seguro das lentes de contato depende de disciplina e atenção, como lavar bem as mãos antes de manusear as lentes,
utilizar sempre o estojo adequado e a solução recomendada pelo oftalmologista, troca no prazo correto: respeitar a vida útil indicada (diária, quinzenal, mensal ou anual).
Além disso, não se deve dormir com as lentes e também é essencial realizar consultas regulares ao oftalmologista para acompanhamento da saúde ocular, e nunca usar água da torneira para limpar ou hidratar as lentes.
“As lentes de contato são uma solução moderna, prática e eficaz para corrigir a visão e proporcionar mais liberdade no dia a dia. Mas é fundamental lembrar: cada olho é único, e somente o oftalmologista pode indicar o tipo ideal para cada paciente, garantindo segurança e satisfação”, finaliza a Dra. Karina Andrade.