O novo titular da Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus, Humberto Matos, afirmou que começou a analisar os crimes ambientais que ocorrem na região e pretende elaborar estratégias para coibir a prática.

Segundo ele, em Ilhéus, a principal medida será coibir a poluição sonora, “onde será apreendido qualquer tipo de veículo que esteja trafegando pela cidade ou parado, com som em volume acima do permitido. Para isso, as equipes estarão circulando na cidade (dia ou noite) durante toda a semana, principalmente nos bairros do Malhado, Nelson Costa, Olivença, centro, entre outros”.

Ele explicou que “isso serve também para os veículos de propaganda que estejam circulando sem licença ambiental ou em desacordo com a obtida. Os bares, boates e outros eventos também serão fiscalizados. Os veículos e os equipamentos serão apreendidos e ficará à disposição da justiça e os proprietários responderão por crime ambiental”.

Humberto Matos garantiu que “vamos fiscalizar os locais de retirada, cumprimento de condicionantes e como foi obtida cada licença ambiental. Além disso, com o apoio de outros órgãos, vamos coibir o transporte acima do permitido, os horários de funcionamento e a velocidade que os veículos estão transitando na cidade”.

Humberto Matos entende que “para a região serão realizadas investigações para coibir o transporte, armazenamento e o depósito de madeira, lenha e carvão da espécie nativa, bem como, captura e comércio de animal silvestre e maus tratos de animais na região. Por isso, pedimos o apoio da sociedade para encaminhar qualquer tipo de denúncia.

Disse que “para registrar reclamação ou denúncia de crime ambiental basta ir até a sede da delegacia, localizada na rua Rotary, 261, Cidade Nova, Ilhéus, de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 17 horas”.

No caso de poluição sonora, anotar as características do veículo e placa. E no caso de bar, levar o nome do bar, endereço ou o nome do responsável. Qualquer informação, ligar para 3234-8147 ou pelo email [email protected].