Um dos projetos de grande renome do Rotary Club de Itabuna, o concurso literário Adelindo Kfoury Silveira foi lançado na noite da última terça-feira (9). Com o objetivo de incentivar a leitura e produção da escrita, a atividade é voltada para alunos do 9º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais de Itabuna.

Com o tema “Notícias Negras: Pós abolição, o que mudou?”, o concurso de redação irá premiar primeiro, segundo e terceiro colocados com um notebook, tablet e celular smartphone, respectivamente.

regulamento da edição 2024 já foi publicado e as visitas dos rotarianos às escolas, para divulgação do projeto começaram na quarta-feira (10). A primeira etapa de provas será no dia 22 deste mês e a segunda etapa, com os alunos melhor classificados, será realizada na sede do Rotary Club de Itabuna em maio. A grande premiação acontece no dia 21 de maio em solenidade na sede do clube, que homenageia, além dos estudantes, seus professores e coordenadores.

“Nosso concurso literário será tão bonito quanto nos outros anos. Já iniciamos a divulgação nas escolas junto aos representantes da secretaria de Educação, que é nossa parceira nessa iniciativa maravilhosa que valoriza a educação, o trabalho dos professores e a dedicação dos alunos”, explicou a presidente 2023/2024 Adriana Mozer, durante o lançamento oficial.

O projeto homenageia o escritor itabunense descendente de libaneses, que tinha entre suas paixões a cidade de Itabuna e o Rotary e participou com muita dedicação e zelo da instituição filantrópica. “Itabuna, minha terra” seu livro mais importante, é um verdadeiro almanaque, uma referência da nossa história.

“Adelindo foi o autor que mais pesquisou sobre a história de Itabuna, seus rios, pontes, ilhas… um pesquisador que premiou a todos nós com esse material importante para qualquer um que queira conhecer sobre nossa história” descreveu o memorialista João Otávio Macêdo, companheiro de Rotary do escritor que também participa do concurso há anos, desde a primeira edição, corrigindo as redações dos alunos.

Uma surpresa da última edição virou a grande novidade do concurso em 2024. A loja Conlar, por meio do rotariano José Peixoto, ofereceu um prêmio extra para os três alunos melhor classificados. Sendo assim, os grandes vencedores recebem mais um incentivo: o prêmio no valor de R$500,00 para cada um.

O concurso conta ainda com parceria da Unex, CDL, Visão Propaganda, Móveis Simonetti, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Itabuna.