A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna calcula que, com a quantidade de kits distribuídos desde o início da nova remessa neste mês de agosto, o total da distribuição tenha atingido pouco mais de 55 toneladas de alimentos na sexta-feira (28). Com 9,5 quilos cada kit, mais de três mil estudantes já tiveram os alimentos entregues. Nesta sexta, as entregas se concentraram nas escolas do Núcleo VI da zona urbana, todas na região dos bairros Conceição, São Judas Tadeu e São Pedro (Instituto Municipal Teosópolis, Centro Educacional São Francisco de Assis, Escola Municipal Dr. Antônio Menezes Filho, Escola Heribaldo Dantas – Sítio III e Grupo Escolar Ewerton Chaloup).

Com as escolas abertas principalmente no turno matutino, a logística estrutural que vem permitindo cumprir rigorosamente o cronograma proposto pela SME conta especialmente com o apoio do Departamento de Infraestrutura da SME e também dos integrantes das equipes gestoras e funcionários das escolas. Todos os envolvidos utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e os pais e responsáveis estão atendendo às orientações da SME: levar a própria caneta, não esquecer os documentos que os identificam e aos estudantes, usar a máscara e manter o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas. Nas escolas, também não faltou o álcool em gel.

Considerada mais tranquila que as anteriores, nas entregas dessa nova remessa nenhuma intercorrência foi registrada até agora.

No Instituto Municipal Teosópolis, muitas mães disseram que, embora não fosse possível perceber, por causa das máscaras, os sorrisos estavam lá, esboçados de um lado a outro, sublinhados pelo brilho nos olhos. O mesmo aconteceu no Centro Educacional São Francisco de Assis, na Escola Municipal Dr. Antônio Menezes, na Escola Ewerton Chaloup e na Escola Heribaldo Dantas.

Representantes da SME acompanharam de perto a distribuição em visitas às escolas. Os pais e responsáveis que tenham perdido a data da distribuição poderão comparecer às unidades num novo plantão que acontecerá na próxima terça, dia 1º de setembro. A secretaria estima que 8 mil estudantes (metade do público-alvo) já tenham recebido os seus kits.

Na próxima segunda-feira (31), a distribuição estará concentrada entre as escolas do Núcleo VII entre os bairros Santo Antônio, São Lourenço e Novo Horizonte (Escolas Novo Horizonte, Esperança, Lions Club Itabuna Centro, Luiz Viana Filho, Maria Raimunda Oliveira, Creche Otaciana Pinto, Só o Amor Constrói e São Lourenço). A entrega dos kits de alimentação, frisa-se, atende à determinação do Governo Federal, através do Ministério da Educação e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).