O programa Sem Censura, da TV Brasil/TV Educativa, apresentado por Cissa Guimarães e exibido nessa segunda-feira (24), dedicou grande parte de sua grade de atrações ao trabalho de reinserção social do Conjunto Penal de Itabuna. O ator, diretor e professor de Teatro Luís Salem foi entrevistado e mostrou ao Brasil o que de bom tem acontecido na unidade prisional.
Luís Salem afirmou que está voltando a Itabuna a partir da próxima semana, para ensaiar um Auto de Natal com 30 reeducandos, como parte das festividades de final de ano na unidade prisional. “Tive essa ideia durante meu ‘confinamento’ no estúdio em que eu gravava minha participação na novela Vale Tudo. A ideia é que eles se apresentem para os familiares. Porque Natal é família”, afirmou Salem.
O artista contou sobre seu primeiro trabalho no Conjunto Penal de Itabuna, mas também relatou sobre parte das atividades ressocializadoras desenvolvidas pela unidade. Ele destacou o trabalho da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal em regime de cogestão com o Governo do Estado.


O programa também destacou o Programa de Reintegração Social da Socializa (PRORES), como eixo norteador das ações desenvolvidas nas unidades administradas pela Socializa na Bahia e, agora, no Sistema Prisional do Rio de Janeiro. Esse programa é desenvolvido em parceria da Socializa com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). A pauta da ressocialização é apontada como prioritária pelo governador Jerônimo Rodrigues, inclusive como parte dos esforços de combate à violência e à criminalidade.
O ator Luís Salem agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues e sua esposa Tatiana Veloso, ao secretário José Castro, ao diretor da Socializa, Eduardo Brim Fialho, e ao coordenador do PRORES, Alex Giostri, que tem proporcionado ações que são reconhecidas como essenciais para a reinserção social sustentável dos reeducandos, a exemplo dos cursos profissionalizantes, projetos de leitura e produção de livros, Remição pela Leitura e pelo Trabalho, bem como pela Educação, inclusive em nível universitário.





