Ontem foi a instalação da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., a ALAMBIQUE, no ABC da Noite, com recepção de Caboco Alencar, e esticada no Alto Beco, no Artigos para Beber. Cheguei atrasado para minha estreia, por volta 19h40min, quando finalizei a edição do Agora desse fim de semana.Já alcancei as atividades no Artigos.

Fui aceito, claro, porque todos imaginavam que estaria ali para a atividade fim da agremiação, que era tomar umas biritas e bater papo. Mas, não era essa a intenção. Queria apenas marcar presença, já que não me sentia bem. Estava com uma pequena vertigem, fruto de uma labirintite recém-descoberta ou da má alimentação do dia atribulado. No máximo uma Líber.

Mas, resolvi comer uns ovinhos de codorna, uns amendoins que sobravam num pratinho e arriscar um copinho de Brahma geladíssima, como é o costume do Artigos para Beber, no Alto Beco do Fuxico. Surpresa. Melhorei da vertigem! Como estava dando certo, continuei na atividade, e fui assim até as 22 horas.

Que beleza. Na primeira ida ao sanitário, vi que estava muito bem, melhor equilibrado do que quando chegara. Milagre? “São os poderes curativos da cerveja. Falamos isso aqui todo dia, mas poucos acreditam”, asseguraram os acadêmicos Jacozinho, Napoleão e Pepê. Uma cura natural, não um milagre. Mas uma cura.

Ainda tomei mais uns quatro copos, para comemorar.

A dor de cabeça hoje foi certa. Mas será curada mais tarde, com mais alguns copos de Brahma. Ou de Skol. Quem sabe uma Antarctica não faça bem também? Acredito que a Boehêmia também seja tiro certo.

Ih, a vertigem tá voltando. Paro de escrever e me encaminho à geladeira em instantes.

Domingos Matos. Imortal.

P.S.: esse é um depoimento verdadeiro de um imortalcoolizado da Alambique. Todos os fatos aqui relatados podem ser comprovados por pelo menos três pessoas, as citadas acima, além de outras testemunhas, como Daniel Thame, a quem confessei a vertigem inicial. Se fosse o caso, poderíamos abrir um processo de beatificação para a Brahma do Artigos para Beber?