O vereador Dando Leone (PDT), usou suas redes sociais para alertar a população para os riscos da reabertura da Ponte Miguel Calmon, a Ponte do Marabá. Ele alega que a estrutura sofreu grande estresse durante a cheia do Rio Cachoeira e que há riscos de ruptura. Pede ainda que o prefeito Augusto Castro determine uma perícia técnica a fim de estabelecer a segurança da reabertura.

A Prefeitura anunciou para essa segunda-feira (10), a reabertura da Ponte, apenas para veículos pequenos e pedestres. Familiares do vereador Dando Leone foram as vítimas do desabamento do muro do Colégio Municipal Marechal Castelo Branco, em outubro de 2021 (relembre aqui) Veja seu apelo:

URGENTÍSSIMO!!!

“RISCO DE LIBERAÇÃO PONTE DO MARABÁ”

Bom dia cidadãos de Itabuna, hoje 09.01.22, venho pedir ao prefeito e secretário Almir que NÃO LIBERE TRÂNSITO DE CARROS E PEDESTRES NA PONTE DO MARABÁ.

MOTIVOS:

1- Ponte teve forte pressão das baronesas, lixo;

2- Ficou submersa;

3- Danos visíveis sofridos , como rachaduras.

Diante desse quadro, não é prudente a liberação, sem antes ser feita perícia técnica de um Engenheiro ESPECIALISTA EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO.

OBS: É necessário uma prova de carga, para saber até que ponto a estrutura foi afetada. Daí, obter informações gerais dos danos causados e materiais que poderão ser empregados na recuperação da ponte.

A inspeção técnica de engenheiro especializado em estruturas de concreto armado, é bem vinda em rodas as pontes, não só quando o ocorrerem tragédias.

Certo de que serei atendido nessa solicitação, agradeço a compreensão e bom senso dos gestores responsáveis.