Os cidadãos que deixaram de votar nas três últimas eleições podem regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral até amanhã. Os eleitores devem justificar as ausências comparecendo no cartório mais próximo, munidos do títuto de eleitor ou de algum documento original com foto. É necessário, ainda, pagar uma multa no valor de R$ 9,00.

Na Bahia, são 104.507 eleitores correm o risco de ter o documento cancelado, caso não se apresentem à justiça eleitoral. Em Itabuna, os eleitores nessa situação devem se encaminhar até o subsolo do Fórum Ruy Barbosa, onde o atendimento está sendo feito, em caráter excepcional, uma vez que o prédio da Justiça Eleitoral, na praça Olnto Leone, está interditado (veja aqui).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor com o título cancelado não poderá emitir passaporte ou documento de identidade, além de não poder função ou cargo público, entre outras punições.

Para conferir a situação do seu título, acesse o site do TSE (www.tse.jus.br), clique em “Serviços ao Eleitor” e em seguida no botão “Situação Eleitoral”.