Geddel Vieira Lima, transmitiu há pouco, às 15 horas, o cargo de ministro da Integração Nacional ao secretário-executivo João Reis Santana Filho. O novo ministro está na pasta desde 2007, a convite do próprio Geddel.
Até hoje, Santana acumulava as funções de secretário de infraestrutura hídrica e secretário-executivo, e comandou de perto o processo licitatório das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional e o início das obras dos dois Eixos, a partir do lago de Itaparica em Pernambuco.
"Tive a oportunidade de realizar coisas ditas impossíveis e vi projetos brotarem do papel, como o Projeto São Francisco", disse o agora ex-ministro Geddel Vieira Lima.
João Santana, por sua vez, afirmou que dará continuidade às ações da atual gestão. "Vai continuar tudo do mesmo modo que vinha sendo, talvez um pouco mais acelerado, porque o presidente Lula quer que a gente acelere um pouco mais", concluiu.
Com a ascensão de João Santana, é possível que Itabuna ganhe pontos no MI. Ele é compadre do secretário do Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Fernando Vita, e amigo de diversos políticos itabunenses, como Renato Costa, José Adervan e outros.