Na quinta-feira,  30, foi realizada uma operação conjunta da Prefeitura de Itabuna, com a Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD) e da secretária Tereza Paim, respectivamente, para transferir 242 pessoas que estavam alojadas no Parque de Exposições Antônio Setenta para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). No entanto, algumas pessoas apresentam resistência à mudança.

As famílias chegaram ao local por livre iniciativa em busca de acolhimento após terem suas residências alagadas. As enchentes deste Natal foram as maiores já registradas em Itabuna, desde a de 1967. As famílias ficaram isoladas no Parque de Exposições, na segunda e terça-feira, porque o fluxo de veículos ficou interrompido pelo alagamento de um trecho da rodovia BR-415 entre o bairro Urbis IV e Ferradas.

Ciente que o local não tem as condições sanitárias adequadas, o próprio prefeito redobrou esforços para garantir um local mais salubre para transferir as famílias. De comum acordo, foi liberada a presença dos animais de estimação nas dependências da universidade.

Foi disponibilizada toda a estrutura para que as famílias pudessem se deslocar para as dependências da UFSB, com transporte e acompanhamento por parte das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), e da Saúde.

Com o apoio de profissionais do Serviço Social, Psicologia, enfermeiros, médicos e farmacêuticos se montou estratégia para convencer as famílias desabrigadas e desalojadas dos riscos à saúde que Parque de Exposições apresenta. Os vacinadores cumpriram a programação que previa a imunização contra doenças, principalmente aqueles que tiveram contato com as águas contaminadas da enchente do Rio Cachoeira.

As equipes da Prefeitura estarão no local para uma nova rodada de acordo e tentativa de convencimento e em seguida, assim que tiver todo desocupado, o local será interditado para que não haja o retorno das mesmas para o Parque.