Salvador recebe o Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária

O festival inédito acontecerá de 7 a 11 de maio e levará, gratuitamente, uma série de atividades formativas e culturais e a Feira Ecosol para o Centro de Convenções Salvador, além da construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica

por Domingos Matos
0 comentários 4 minutos para ler

A primeira edição do Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária, promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, acontece na capital baiana, de 7 a 11 de maio, no Centro de Convenções Salvador. A abertura será a partir das 16h. O evento, nos cinco dias, conta com uma programação extensa e diversa, destacando a feira com produtos da Economia Popular e Solidária, além de shows com artistas renomados, oficinas e painéis de debate. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos via Sympla.

O Festival também promoverá atividades voltadas à construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, elaborado por representantes do Consórcio Nordeste, que será entregue ao Ministério da Fazenda do Governo Federal, durante a COP-30, em novembro, em Belém (PA). Trata-se de uma proposta estratégica que visa o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades socioeconômicas e o estímulo a práticas sustentáveis.

CHICO CESAR © José de Holanda – @josedeholanda_

O público contará com apresentações artísticas de nomes que representam o Nordeste, Chico César, Pedro Pondé, Juliana Linhares, Otto, Del Feliz, artista engajado com a Economia Solidária, Clariana e a banda Yayá Massemba.

Durante a comercialização da feira, ocorre simultaneamente manifestações culturais que enriquecem a proposta do evento e enaltece o Nordeste, como: os Filhos de Gandhy e o Rixô Elétrico, de Salvador; o Tambor de Crioula, de São Luís do Maranhão; o Coral de Vaqueiros de União, do Piauí; o Cariri Cearense, do Ceará; e o Coco de Roda, de Alagoas. A programação completa com painéis, oficinas, atividades culturais e shows musicais pode ser acessada no site: www.ecosolnordeste.com.br

Na Feira: 9 Estados, um Nordeste

Representantes dos nove estados nordestinos estarão presentes, um total de 500 expositores, sendo 250 empreendimentos de Economia Solidária que vão expor os seus produtos a partir das 16h do primeiro dia de festival, 7 de maio (quarta). Nos dias seguintes (8, 9, 10 e 11 de maio), a feira começará a partir das 10h. Quem circular pela feira poderá conferir o artesanato, a gastronomia, os produtos da agricultura familiar e o trabalho coletivo que gera renda e contribui com a economia local. O acesso para a feira é gratuito, mediante retirada de ingressos via Sympla

Construção e desenvolvimento do movimento da Economia Popular, Solidária e Ecológica

O painel “A Economia Popular e Solidária e o Desenvolvimento do Nordeste”, na quarta-feira (7), é um dos debates que desponta como um dos mais atrativos para o público. Além das representações indígenas, quilombolas e dos Empreendimentos Econômicos Solidários, o espaço contará com a presença de autoridades do Governo Federal, Estadual, Fundação Banco do Brasil e representantes de mais de 40 organizações. Não será necessária inscrição prévia para participar dos painéis e oficinas. Neste caso, o acesso será por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço.

O secretário Augusto Vasconcelos – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) – aponta este evento como um marco importante com a união dos nove estados ávidos para fortalecer a política nacional de economia solidária, recentemente sancionada pelo presidente Lula.

“Estamos convictos da relevância do festival para apoiar os empreendimentos sustentáveis e a ideia de crescimento econômico baseado no compartilhamento de riqueza, saberes e no fortalecimento dos elementos locais. Faremos um grande encontro, com desdobramentos futuros, solidificando essa importante política pública”, enfatiza o secretário Augusto Vasconcelos.

Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica

Agregando a agenda do festival, o Consórcio Nordeste promove, no segundo dia, uma série de atividades voltadas à formalização do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. Um dos destaques será a palestra “O Plano Nacional de Transformação Ecológica: oportunidades de desenvolvimento social e econômico no Nordeste”.

Para Rafael Fonteles, Governador do Piauí e presidente do Consórcio, a região está pronta para dar um passo concreto na construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, com base em uma economia de baixo carbono. Ele celebra a estreia do festival como um marco inicial para firmar compromissos em torno da execução do Plano.

“Dada a sua biodiversidade única, o Nordeste detém todas as condições para liderar a transição ecológica no Brasil. Nesse contexto, destacam-se os ativos da Caatinga, reconhecidos por seu enorme potencial de geração de energias renováveis, além da força da nossa agricultura familiar e da resiliência do nosso povo”, complementa o dirigente.

O Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Desenvolvimento Econômico (SDE), e apoios do Instituto Federal (IF), do Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia (CESOL). O evento é produzido pela MK Produções e tem como correalizadores Caderno 2 Produções, Polo Cultural, Associação de Assistência à Produção e ao Desenvolvimento Sustentável (AAPDS), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e Open Society Foundations (OSF), com Patrocínios de Shopee, Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, e de Bahiagas, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Realização do Consórcio Nordeste e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Para acessar toda a priogramação, clique no link: PROGRAMAÇÃO Festival Brasil Nordeste

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.