Conjunto Penal de Itabuna conquista primeiro lugar em duas categorias no 8º Concurso Nacional de Redação da DPU

por Domingos Matos
0 comentários 2 minutos para ler

O Conjunto Penal de Itabuna foi duplamente premiado no 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), alcançando o primeiro lugar em duas categorias: público interno e servidores. Um reeducando de 67 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, conquistou o primeiro lugar entre participantes de toda a Bahia – nessa categoria, a premiação é por estado. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira (4).

Além de estudar na escola regular – Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, que funciona na própria unidade – ele integra o programa de Remição pela Leitura “Asas da Imaginação”, desenvolvido na unidade prisional e que estimula a formação cidadã por meio da leitura e da escrita. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e é executado pela empresa cogestora Socializa, sob a coordenação da pedagoga Rute Praxedes, com colaboração da também pedagoga Nayara Teixeira.

A conquista do reeducando reflete a força da educação como ferramenta de ressocialização. Por meio do programa de Remição pela Leitura, cada obra lida e analisada não só contribui para a formação pessoal e intelectual dos internos, como também possibilita a redução da pena, alinhando educação e oportunidade de reconstrução de vidas.

O concurso

Nessa edição, o concurso trouxe como tema “Desafios da Promoção da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil”, incentivando os participantes a refletirem sobre questões como acesso aos serviços de saúde, respeito às práticas tradicionais, políticas públicas, barreiras culturais e linguísticas, e participação dos povos indígenas na formulação de soluções.

Reconhecimento também entre servidores

Na categoria servidores, a vencedora foi Celineide Hage Santiago, colaboradora que ministra aulas no curso de Cabeleireiro do Projeto Beleza Viva, iniciativa que oferece capacitação profissional a internos da unidade. O reconhecimento reforça o papel dos educadores e colaboradores na promoção da cidadania e na valorização da dignidade humana dentro do sistema prisional.
Educação, cidadania e transformação

O concurso da DPU, que envolve estudantes da rede pública, de unidades prisionais e do sistema socioeducativo, tem como objetivo central despertar o interesse por temas ligados à cidadania e aos direitos humanos.

Para o Conjunto Penal de Itabuna, a conquista dos dois primeiros lugares não representa apenas troféus ou certificados, mas a confirmação de que projetos educacionais como o Asas da Imaginação transformam realidades, dão novas perspectivas e comprovam que a educação continua sendo a chave para a inclusão social e a ressocialização.

Prêmio LED

Um estudo realizado internamente, mostrou que o programa de Remição pela Leitura “Asas da Imaginação” tem sido resposável por diversos avanços na reconstrução da cidadania dos reeducandos. Prova disso são os recordes de aprovação nas provas nacionais e programas de seleção, como ENCCEJA, ENEM e SISU.

Pensando em expandir a mensagem do sucesso do programa, ele será, em breve, inscrito no Prêmio LED – Luz na Educação, iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo de Televisão. A premiação é voltada a projetos inovadores que promovem a educação e a cidadania em diferentes contextos.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.