Primeiro dia do ENEM PPL no Conjunto Penal de Itabuna tem participação de 367 reeducandos 

por Domingos Matos
0 comentários 2 minutos para ler

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) no Conjunto Penal de Itabuna teve início nesta terça-feira (16), com a participação de 367 reeducandos no primeiro dia de exames. O número representa uma taxa de presença de 85% dos 447 candidatos inscritos.

A aplicação segue nesta quarta-feira (17), segundo e último dia do exame. Entre os 62 candidatos ausentes, o equivalente a 14% do total, 18 não puderam comparecer por já estarem em liberdade, em razão de alvará judicial, ou por terem sido transferidos para outras unidades prisionais.

Para o diretor da unidade prisional, o expressivo índice de participação é resultado do trabalho conjunto das equipes envolvidas na organização do exame, que inclui gestores locais, orientados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), além da empresa cogestora Socializa. “Todos os cuidados operacionais foram tomados, a fim de garantir a plena participação dos reeducandos, desde o remanejamemto do dia de visitas até o oferecimento do lanche especial para quem enfrenta a maratona de provas”, afirma o diretor José Fabiano Barbosa Carvalho.

O índice de abstenção inferior a 20% é considerado uma grande vitória. Como comparação, a edição regular do ENEM realizada em todo o país registrou, neste ano, uma taxa de ausência de 27%, percentual semelhante ao observado no ano anterior.

Para José Fabiano, o estímulo à participação maciça no ENEM PPL reforça o compromisso do Governo da Bahia, da SEAP e das administrações locais – empresa e Estado – com a promoção da cidadania, da dignidade humana e da ampliação de oportunidades de reintegração social dos reeducandos, tendo a educação como principal instrumento de transformação.

Uma das ações nesse sentido foi a realização do Aulão do ENEM, na última sexta-feira. O evento contou com a participação ativa dos professores do Colégio Estadual Adonias Filho e com apresentação do humorista e arte-educador Pisit Mota. O artista realizou um show especialmente voltado para o fortalecimento da autoestima e da confiança, a partir do foco e determinação de cada – tudo recheado com muito humor e alegria.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.