Por Alessandro Fernandes
Neste cenário, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) reafirma sua missão como instituição pública voltada à formação cidadã, à valorização da ciência e à promoção do desenvolvimento regional. Como itabunense e reitor da Uesc, reforço meu compromisso com esta cidade que integra minha trajetória pessoal e acadêmica — da graduação ao mestrado cursados nesta instituição.
A Uesc tem sido vetor de articulação e pensamento crítico. Promove ações que aproximam o conhecimento da sociedade, como o seminário previsto para agosto, voltado à criação do Núcleo de Desenvolvimento Regional, e o evento conjunto com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que debaterá a preservação da Mata Atlântica em preparação à COP 30.
Nosso compromisso com Itabuna se materializa também em parcerias institucionais voltadas a projetos sociais, educacionais e ambientais. A proposição para criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Sul da Bahia é exemplo de como a articulação entre municípios, universidades e sociedade civil é fundamental para soluções duradouras.
Acreditamos na força da integração regional. É preciso que a sociedade sul-baiana atue em rede, de forma colaborativa, para enfrentar os desafios e construir caminhos sustentáveis de desenvolvimento.
A nossa Uesc seguirá sendo espaço de formação, diálogo e transformação. Itabuna, por sua história e potencial, continuará contando com nossa dedicação e com a força do conhecimento como instrumento de mudança. Parabéns para Itabuna, parabéns para o seu povo que constrói o futuro da região sul da Bahia.
Uesc, patrimônio da sociedade baiana:
Orgulho de todos nós!
Alessandro Fernandes é reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz