Resistir para Existir. É com esse tema que o Bloco Afro Encantarte promete “aquecer os atabaques” e fazer ecoar mais alto o som e o movimento das lutas sociais. O bloco, que este ano homenageia as Lutas do Povo Tupinambá de Olivença e o Caboclo Marcelino, é presença confirmada na Lavagem do Beco do Fuxico 2023, prevista para o próximo dia 10 de fevereiro.

Segundo Egnaldo França, produtor cultural do Bloco Encantarte, o enredo destaca a preservação do meio ambiente e a retomada do território como principal expressão da reorganização do povo indígena.

Ministério dos Povos Originários

A retomada da Lavagem do Beco do Fuxico se dá no momento em que o Brasil se reencontra com um governo democrático, que tem como foco a garantia e o respeito aos direitos humanos e as pautas identitárias. Egnaldo França falou sobre a expectativa em torno do Ministério dos Povos Originários, criado pelo presidente Lula.

“Esse ministério traz a expectativa de um cuidado com as políticas ambientais, bem como com os povos originários. O debate sobe os direitos dos povos da floresta voltam para a pauta”.

E por falar em pauta, no próximo dia 29 de janeiro, o Encantarte promoverá uma Aula de Campo na Aldeia Itapuã – Tupinambá de Olivença. A luta pela retomada do território Tupinambá e as histórias sobre o Caboclo Marcelino estão na pauta da aula, que terá a coordenação de Egnaldo, historiador e Mestre em Educação e Relações Étnico-raciais.

De acordo com Egnaldo, será realizada uma Roda de Conversas com a Cacica Valdelice e demais caciques e lideranças das Comunidades Tupinambá de Olivença. “O objetivo é a ampliação dos conhecimentos sobre os povos originários mais próximos da nossa realidade”.

O Encantarte promove oficinas de teatro, dança e percussão o ano inteiro, sempre de segunda a sábado, às 17h30, na Escola Municipal Margarida Pereira, no bairro Pedro Jerônimo.

Nos meses de dezembro e janeiro, no entanto, as oficinas são mais voltadas para a Lavagem do Beco do Fuxico, com ensaios de coreografias, músicas e percussão.

“As oficinas acontecem em paralelo aos ensaios porque sempre chega gente nova que quer dançar ou tocar e fazer bonito na avenida”, explicou Egnaldo. Além disso, o Encantarte oferece o curso Pré-Universitário (PREAFRO), na Escola Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano.

Na Lavagem do Beco, a organização do desfile será a seguinte:
Comissão de Frente – formada por Caciques e lideranças das diversa Comunidades da Aldeia Tupinambá de Olivença.
Ala das Rainhas negras – Formada por três Rainhas do Afro Encantarte
Ala da Dança Afro – Formada pelas bailarinas do projeto e as demais pessoas que participarem das oficinas
Ala da Percussão – Formada pelos percussionistas do Encanrarte e convidados
Ala de Convidados – Formado pela comunidade em geral de pessoas simpatizantes e/ou parceiras do Encanrarte que adquirem a camisa.
Ala do Macuelê – Formada por um grupo de maculelê da cidade.

Quem quiser adquirir a camisa do bloco pode entrar entre em contato pelo Whatsapp (73) 98807-0038.