Morreu nesta quinta-feira (27), o ex-prefeito de Ilhéus e ex-deputado estadual, Antônio Olímpio Rehem da Silva. Ele tinha 91 anos de idade e estava internado no Hospital São José, em Ilhéus. A causa da morte não foi divulgada.

O velório acontece na Loja Maçônica Vig e Resistência, localizada na Avenida Itabuna. O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira (27), às 15h30, no cemitério Nossa Senhora da Vitória, no Alto Teresópolis.

Olímpio  era pai do advogado e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção de lhéus, Marcos Flávio Rhem.

Um legado eterno

Natural de Itabuna, Antonio Olímpio nasceu em 7 de outubro de 1931. Aos 45 anos, subiu pela primeira vez as escadas do Palácio do Paranaguá, em 1977, tendo chefiado o Executivo até maio de 1982, quando decidiu concorrer a uma vaga ALBA.

Advogado e professor, Antonio Olímpio foi eleito prefeito de Ilhéus por duas oportunidades: 1977 e 1993. Entre 1983 e 1987 ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde presidiu a Comissão de Agricultura e Política Rural.

Com o slogan “Governo da Renovação”, o gestor realizou inúmeras obras. Urbanizou avenidas e construiu a nova Central de Abastecimento, que leva o nome de seu pai, Antonio Olímpio da Silva. Eleito deputado estadual (1983-1987), também foi titular das comissões de Agricultura; Agricultura e Política Rural; Turismo; Turismo e Empreendimento Social; Minas e Energia; Ciência e Tecnologia; e Especial da CEPLAC.

Retornou ao cenário político ilheense em 2008, assumindo a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2011, foi nomeado presidente da Fundação Maramata.

Antônio Olímpio teve a política como uma de suas paixões, ao lado da pesca e do conhecimento da fauna ictiológica do mar e dos corpos d’água do Sul do Estado.

Ilhéus em luto

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão se pronunciaram sobre a morte do político. “Uma pessoa de reputação ilibada, político honrado e um grande líder que transformou a história de Ilhéus e auxiliou de forma majestosa para o desenvolvimento da nossa região. O nosso querido AO deixou um legado imensurável. Que Deus conforte a sua esposa, a senhora Maria Amélia, os seus filhos, Marcos Flávio e Luciano, todos os seus familiares, admiradores e amigos neste momento difícil”, lamentou Mário Alexandre.

Bebeto Galvão  lembrou do amor que Olímpio tinha por Ilhéus.  “Suas gestões foram marcadas por amor à nossa cidade, importantes intervenções urbanas, construção da Central de Abastecimento, entre outras ações. De fino trato pessoal, com postura respeitosa e ética na relação política, foi defensor da cidade em todos os espaços em que atuou. O sujeito que com ele sentasse ouvia sempre bom ‘causo’, uma boa piada”, lembrou Bebeto.

A prefeitura de Ilhéus vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento de Antonio Olímpio.

Moção de Pesar 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, divulgou Moção de Pesar, por meio de sua assessoria. “Com tristeza, tomei conhecimento do falecimento nesta quinta-feira do ex-prefeito de Ilhéus e ex-deputado estadual, Antônio Olímpio. Deixará saudades entre seus amigos pelo boa prosa, contador de causos e pelo conhecimento sobre vinhos e a boa culinária. Era um gentleman”, disse Castro.

“Rogo a Deus para que conforte seus familiares, especialmente sua esposa dona Maria Amélia Rehem da Silva e seus filhos, os advogados Marcos Flávio e Luciano Rehem da Silva. Que na sua imensa bondade o Senhor da Vida receba a alma do ex-prefeito, ex-deputado e advogado Antônio Olímpio Rehem da Silva em Glória”, concluiu Augusto Castro, em nota.