A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma Nota de Esclarecimento na tarde desta sexta-feira  (27), explicando  sobre o “Fila Zero”. Segundo a Secretaria,  o projeto foi implantado em Itabuna com o objetivo de fazer com que as pessoas não precisassem mais esperar em filas nas unidades de saúde para conseguir marcar e autorização de exames.

Entretanto, com o aumento de casos de COVID-19 durante a pandemia, muitos serviços foram paralisados e pessoas, por receio da doença, também não compareceram às marcações, prejudicando o fluxo da distribuição de cotas e o andamento do “Fila Zero”.

Com a alta demanda retornando à normalidade pós-pandemia, a partir do dia primeiro do mês de junho o fluxo do “Fila Zero” ou fila virtual voltará a funcionar adequadamente, para evitar que as pessoas esperem horas em filas presenciais nas unidades de saúde, o que é desnecessário.

A orientação é que o paciente, após consulta médica no posto de saúde ou qualquer outro profissional, se direcione ao digitador da UBS que lançará o pedido da marcação à demanda reprimida.

No cadastro do pedido médico, devem constar número de contato e endereço atualizados do paciente. Assim que o agendamento seja realizado, a equipe vai comunicar a data, local e horário do procedimento.