Acontece hoje (26), às 11h em Itabuna, o Ato Manifesto “Abraço ao Centro de Cultura Adonias Filho”. O evento, que será no Jardim do Ó, é um movimento da Sociedade Civil, promovido pelos artistas da cidade com o intuito de levantar a bandeira em prol do Centro de Cultura Adonias Filho, além de celebrar o Dia do Teatro e o Dia do Circo, que são comemorados no dia 27 de março.

De acordo com a artista Camilla Nobre Santana, a ideia do projeto foi uma iniciativa dela e do grupo de teatro Guilda Cacilda Composições Artísticas, do qual faz parte e acabou gerando uma grande repercussão no meio artístico.” Estamos indo para o Jardim do Ó celebrar as artes e também falar sobre de Cento de Cultura. É impossível pensar as artes em Itabuna sem pensar nesse equipamento cultural”, destaca.

Durante o ato, o grupo vai destacar pontos importantes, como a questão do abre e fecha do Centro de Cultura e da falta de posicionamento por parte do estado. Ainda de acordo com Camilla, é um ato que visa, antes de tudo, celebrar, promover uma troca e o encontro de artistas de Itabuna e de cidades vizinhas por conta da data simbólica que é o dia 27. “Faremos essa fala de repúdio, a essas reformas que fazem parte da construção do que é ser artista nessa cidade”, frisa.

Camilla, que é atriz e pós graduada em Gestão Cultural, destaca a importância do ato manifesto e faz um convite aos jovens artistas da cidade. “A gente precisa estar em contato com a nova geração que está pensando arte nesta cidade”, completa.

Sobre o Centro de Cultura Adonias Filho

O Centro de Cultura Adonias Filho, inaugurado em setembro de 1986, já foi palco de grandes eventos, com produções locais e apresentações culturais, festivais, tendo recebido grupos de teatro regionais e nacionais.

O local, nos últimos anos, foi sendo esquecido pelas autoridades, até que teve de fechar as portas. Conhecido como ponto de encontro que reunia o notável celeiro artístico da cidade de Itabuna e região, tornou-se um espaço vazio, cheio de entulhos, com uma reforma inacabada. E quem perde com isso, infelizmente é a população itabunense.

Estrutura antiga do prédio

01 Teatro com capacidade para 435 pessoas, um anfiteatro para 2000 espectadores

01 e um mezanino

01 foyer (20m x 10m)

04 salas de ensaio

02 camarins

01 Concha Acústica

Equipamentos:

24 refletores Par 64,

01 mesa

02 caixas de som