Amigos, familiares e companheiros da causa animal ainda não conseguem acreditar, nem entender a tragédia que calou para sempre o voluntário da ONG Bicharada, Cristiano Rocha de Matos, de 49 anos. Cristiano foi executado com dois tiros na noite de ontem (16), no  loteamento Jardim Alamar, bairro Santo Antônio, em Itabuna. O assassino confesso, Emanuel Fernandes de Araújo, de 87 anos, foi preso em flagrante. Ele era sogro da vítima.

O corpo de Cristiano foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), de onde foi liberado no final da manhã deste domingo (17).  A motivação do crime, que chocou a cidade, é investigada pela polícia.

A companheira de Cristiano fez um post emocionado nas redes sociais:

Ao Blog O Trombone, a protetora Lúcia Aparecida Santos, da ONG Animiau, disse que Cris, como era carinhosamente chamado, vivia para fazer o bem e que ele era a verdadeira referência da causa animal na região. Um dos seus sonhos, inclusive, segundo Lúcia, era fundar uma Associação dos Protetores da Causa Animal na cidade e já vinha trabalhando na implantação do projeto.

“Cristiano era evangélico, acompanhava um grupo de crianças, adolescentes e jovens, orientava esses meninos na palavra, orientava no evangelho para que eles escolhessem o melhor caminho para se viver. Sempre solidário com toda a sua comunidade, tinha grupo de mutirão para ajudar as pessoas a reformar as suas casas. Cristiano não participava só da Bicharada. Ele nos ajudava aqui na Animiau, ajudava todos os protetores. Infelizmente, por ciúmes da filha, esse senhor de 87 anos tirou a vida de Cristiano de uma forma covarde. Enquanto ele estava no banheiro, esse homem foi lá e deflagrou esses tiros contra ele. Cristiano é um dos remanescentes da causa animal, é um dos mais velhos protetores aqui de Itabuna. Estamos todos de luto”, declarou, emocionada, a protetora Lúcia.

O corpo do protetor animal será velado na Igreja Batista Jardim Alamar, na Rua Adelaide Monstans, bairro Santo Antônio, próximo ao hospital São Lucas, a partir das 13 horas. O sepultamento está previsto para as 16 horas.

Repercussão

A morte de Cristiano Matos causou grande comoção. A tragédia repercutiu nas redes sociais e milhares de mensagens de carinho foram postadas.

Consternada e abalada, a ONG Bicharada divulgou em sua conta no Instagram uma Nota de Pesar pela morte de Cristiano, que era funcionário afastado da Nestlé. “Diário de despedida: As palavras fogem nesse momento de dor”, resumiu a ONG.

Com uma foto em preto e branco, a ONG Animiau também divulgou Nota de Pesar e lamentou a morte de Cristiano. “A proteção animal em Itabuna está arrasada com a perca deste grande protetor e amigo. Muita luz Cristiano (Cris)”.

A ex-vereadora Charliane também se manifestou. “Cris, mesmo que você não esteja mais fisicamente entre nós, sua presença e memórias continuam vivas em nossos corações. Descanse em paz e saiba que você será eternamente lembrado com carinho e saudade”.