Pequenos produtores das associações rurais de Itabuna receberam mais 2.100 mudas de Aipim. De espécie mais resistente e própria para colheita com oito meses, a variedade no 2º ano chega 30 toneladas/ha. As mudas, doadas pelo Instituto Biofábrica, foram entregues nesta terça-feira (1º) à Associação Morumbi, pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).

Na segunda-feira, dia 31, uma equipe técnica da Seagrima, liderada pelo gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo, Miranildo Góes, o engenheiro agrônomo Pedro Jeronimo e o técnico agrícola Cleumo Henrique Guimarães (Pardal) fizeram a entrega de 600 mudas de Aipim para a associação Agrafam, em Mutuns. Foram recebidas pelo presidente da associação, Adauto Rocha Santos, e por agricultores que já estavam aguardando as mudas.

O pequeno produtor José Domingos, mais conhecido como Branco, disse que já começaria o plantio ontem (31) mesmo. Ele recebeu as orientações dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que explicaram a importância do distanciamento entre as mudas, o tempo de colheita, quantidade de água e sol que a planta necessita para se desenvolver.

 

Nesse primeiro momento, apenas os agricultores que já manejam com a raiz serão beneficiados. Mas, numa fase posterior do projeto, essas mesmas plantas virarão novas mudas para outros produtores, que se interessarem em diversificar nas propriedades o cultivo de outras espécies.

A Associação Bela Flor também recebeu 600 mudas. Os técnicos foram recebidos por Dona Deni que relatou que as mudas chegaram em boa hora, pois a qualidade da mandioca de mesa de polpa amarela, como também é conhecida, é excelente e muito resistente. Já na Associação Manuel Chinês, foram entregues 300 mudas.

O titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, disse que esta é uma etapa importante. Ele disse que no momento inicial do projeto, tratores foram doados a Prefeitura pelos deputados federais Paulo Magalhães (PSD-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), o que reduziu o tempo de preparo da terra.

Moacir agradece ainda apoio do secretário Josias Gomes, da SDR, a parceria com a Prefeitura de Itabuna e o Instituto Biofábrica na doação das mudas de Aipim. Agora é o momento de recebê-las e, em breve, colher os resultados. O secretário acrescentou que continuará buscando parcerias para beneficiar o pequeno produtor rural.