O Instituto Biofábrica da Bahia, por meio de seu diretor-presidente, Valdemir José dos Santos, informa que desde o mês de dezembro de 2023 todos os salários, bem como o 13° dos trabalhadores estão quitados, não havendo, portanto, “salários atrasados” como dito no título que ilustra nota publicada no Blog do Gusmão nesta segunda-feira (8).

Embora o texto não trate diretamente do Instituto Biofábrica, o que se compreende ao ler o referido título (e que também se repete no corpo do texto) é uma afirmação que, descontextualizada, pode levar a uma desinformação. Assim, a fim de estabelecer a verdade dos fatos, este presidente reafirma a quitação dos salários de todos funcionários do Instituto Biofábrica da Bahia.

Cumpre ressaltar a importância social da Biofabrica da Bahia para comunidade do Banco do Pedro, com apoio do Governo da Bahia, assim como sua importância estratégica para conservação do agroecosistema, além do fortalecimento e reposicionamento das organizações locais vinculadas aos produtores, inclinadas ao ensino, pesquisa e extensão. Muitas perderam-se, no tempo e no espaço, e suas ausências são sentidas no nosso cotidiano, na nossa economia e no agroecossistema que nos circunda.

O senso de pertencimento é caminho para fortalecer nossas instituições. Não defendê-las é desacreditar no processo democrático, que desejamos estendido a todos, como bem diz o presidente Lula, ao associar a defesa da democracia ao fim das desigualdades.

Valdemir José dos Santos
Presidente do Instituto Biofábrica da Bahia