Um grupo de professores protestou no final da manhã desta quarta-feira (14) em um trecho da BR-101, na entrada da cidade de Buerarema. Os profissionais fecharam a via por parte da manhã. Eles cobraram a falta de reajuste e do nivelamento dos salários que tem os professores de graduação, com os de nível médio.

Apenas ambulâncias e pessoas com necessidade de tratamento de saúde tiveram passagem autorizada na rodovia durante o protesto.

De acordo com o grupo de trabalhadores, houve um desmonte de salário base que nivelou todos os profissionais, o que passaria por cima do plano de carreira.

O município tem em média 250 professores. Em 2022, o reajuste foi de 33%, para este ano, a expectativa era de 14,95%, mas de acordo com os manifestantes, a gestão local alegou não ter condições. A informação foi confirmada pela secretária de educação do município, Thaiane Santos.

O grupo também afirma que houve a proibição da taxa de contribuição sindical de 1,5% no contracheque dos servidores sindicalizados.

Ainda na manhã desta quarta, os manifestantes deixaram a rodovia e foram para a porta da prefeitura continuar a reivindicação. (Com informações do g1)