O Rural Produtivo deste sábado (22) traz a história do cacau e a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país. A atração semanal da TVE, que vai ao ar às 14h, com reapresentação na segunda-feira (24), às 6h30, e na quinta-feira (27), às 20h, vai falar também sobre um estudo do fruto que está sendo desenvolvido para auxiliar no enfrentamento da pandemia do Covid-19, e ainda sobre a mandioca, considerada o alimento do século XXI.

A agricultura familiar se destaca hoje na produção das amêndoas de cacau. No sul do Estado, o programa vai mostra a história do fruto na Bahia, que garantiu lugar de destaque na economia brasileira para Ilhéus e outros municípios do Estado, e mostrar como cientistas baianos estão usando o cacau em estudos para criar medicamentos para o combate a Covid-19, seja na prevenção, no diagnóstico ou no desenvolvimento de remédios.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existem hoje mais de duas mil espécies de mandioca. A Bahia produz 358 mil toneladas da raiz e o Estado é o 10º maior produtor do país, com 90% da produção vinda da agricultura familiar. Na edição deste sábado, os alimentos produzidos a partir da mandioca, o seu valor nutricional e os negócios que são movimentados com a derivação do produto.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia