A Caixa iniciou na segunda-feira (07) o atendimento aos cidadãos que utilizaram recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para custear o curso de ensino superior e estão, atualmente, inadimplentes. A solicitação é feita de forma 100% digital pelo site sifesweb.caixa.gov.br.

A renegociação foi possibilitada com a publicação da Resolução CG-FIES 49, em 10 de fevereiro de 2022, que definiu as regras para implementação da Medida Provisória 1.090/2021, de 30 de dezembro de 2021. A opção para adesão à regularização de débitos ficará disponível até o dia 31 de agosto de 2022.

Terão a oportunidade de colocar as prestações em dia, com condições especiais, aqueles estudantes que possuem contratos firmados até 31 de dezembro de 2017 e que estavam com parcelas em atraso há mais de 90 dias na data da publicação da Medida Provisória, 30/12/2021.

Cerca de 800 mil cidadãos que possuem contratos de FIES com a Caixa são elegíveis para realizar a renegociação junto ao banco, com saldo devedor total de R$ 28 bilhões e dívida média de R$ 35 mil por estudante.

Após firmada a renegociação, tanto o estudante quanto seu fiador serão retirados de cadastros de restrição de crédito, quando for o caso. A renegociação é uma excelente oportunidade para que as pessoas possam se reestruturar financeiramente.

 

Condições

Para solicitar a renegociação, o estudante deve atender simultaneamente às seguintes condições:

– Ter contratado o FIES até 31 de dezembro de 2017;

– Estar inadimplente há mais de 90 dias na data de 30/12/2021;

– Contrato na fase de amortização.

No caso dos contratos com atraso superior a 90 e até 360 dias, quem optar por quitar a dívida à vista terá desconto de 100% dos encargos e de 12% do valor financiado.

Para os contratos com atraso há mais de 360 dias, o desconto para a quitação será de 92% do valor total da dívida para os tomadores que foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estavam cadastrados no Cadastro Único em 30/12/2021, e de 86,5% do saldo total da dívida para os demais. As condições valem para pagamento à vista ou quitação em dez parcelas mensais e sucessivas reajustadas pela Selic.

Para todos os contratos com atraso acima de 90 dias, caso o estudante não opte pela quitação, poderá recorrer ao reparcelamento do valor da dívida em até 150 vezes, com desconto dos encargos contratuais. Nesse caso, a parcela terá o valor mínimo de R$ 200,00.

 

Como consultar e renegociar

Para auxiliar o estudante que tem contrato com o banco, a Caixa disponibiliza ambiente web para que o interessado saiba, de maneira rápida e simples, se pode ou não pedir a renegociação. Para isso, basta acessar o endereço  sifesweb.caixa.gov.br.

Após confirmar seu enquadramento nas regras e simular a renegociação, os interessados geram o boleto para pagamento da entrada ou parcela única. Se for necessário atualizar as informações cadastrais, basta enviar os documentos pessoais também de forma online.

O valor das parcelas após a renegociação não poderá ser inferior a R$ 200,00, sendo que é necessário efetuar o pagamento do primeiro boleto (parcela única ou primeira parcela) para efetivar a adesão a renegociação.

 

Renegociação no Banco do Brasil

No Banco do Brasil, mais de 500 mil estudantes poderão renegociar parcelas do Fies em atraso, de forma digital, pelo APP.

Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas.

Em poucos passos, será possível contratar a renegociação e gerar o boleto para o pagamento integral da dívida ou da entrada, conforme preferir. Além do mobile, a contratação também poderá ser efetuada em qualquer agência do BB, com as mesmas condições.

Vale lembrar que as regras da renegociação estão de acordo com o estabelecido pelo Comitê Gestor do Fies. Os clientes podem obter mais informações pelo App BB, portal, WhatsApp (61-4004-0001) e pela Central de Atendimento BB (0800-729-0001).