A Câmara de Vereadores de Itabuna doou na tarde desta segunda-feira (30), R$ 150 mil ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no combate ao coronavírus Os recursos são destinados para a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

O cheque foi entregue durante uma reunião entre os vereadores e o médico Eduardo Kowalski, diretor do Base, que agora é referência para o tratamento da Covid 19, na região.

O dinheiro, segundo os vereadores, foi retirado do repasse do duodécimo efetuado em 2020. “Sabemos da importância do isolamento social para conter a propagação do coronavírus. Mas temos o dever cívico de ajudar no combate dessa pandemia”, disse a vereadora Charliane Sousa.

Ressaltando que a Câmara se pautará sempre pelas recomendações das autoridades de saúde, Xavier ponderou que o próximo passo, após os dias de fechamento da Casa, é realizar sessões por videoconferência. “Nós atendemos ao chamamento das autoridades de saúde, para o isolamento como única forma de diminuir o avanço do contágio do coronavírus. Agora, unanememente, todos os vereadores e a mesa diretora decidimos depositar R$ 150 mil nos cofres da Prefeitura, para repasse ao Hospital de Base no combate ao coronavírus. Estamos agindo com muita cautela, acompanhando os acontecimentos, com uma postura atenta e técnica”, reforçou.

Não podemos ser flexíveis”
O vereador Enderson Guinho (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, reconheceu as dificuldades do momento, inclusive pelas divergências fomentadas em âmbito federal. “É importante ter muitos outros vídeos, com médicos informando à sociedade e mostrando a dificuldade que nós vamos enfrentar”, afirmou.

Na solenidade, Dr. Eduardo Kowalski clamou, diante dos vereadores. “Vou dar um conselho: quanto mais tempo puderem manter o povo dentro de casa, nós vamos salvar mais vidas. Infelizmente, essa doença vai acabar com a economia, mas não podemos acabar com a vida das pessoas. Não podemos ser flexíveis. Tem que ser [só] mercado e farmácia; o que está dando certo é isso. Temos que trabalhar com a evidência científica, que mostra isolamento social”, argumentou.

O encontro onde também se discutiu sobre os equipamentos de proteção para os profissionais de Saúde e outras prioridades a serem abraçadas pelo Legislativo itabunense, também contou com a presença dos vereadores Charliane Sousa (MDB), Manoel Júnior (PV), Milton Gramacho (PRTB). Nel do Bar (PTC) e Beto Dourado (PSDB). Este último, junto com Enderson Guinho, representam a Câmara na recém-criada Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Covid-19.