Imagens de câmeras de segurança flagraram um descarte irregular de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em uma lixeira de rua no fundo do Hospital de Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia.

O caso aconteceu na última terça-feira (6), por volta das 23h48, na Rua Góes Calmon. O vídeo mostra o momento em que uma ambulância estava parada no fundo do hospital e uma pessoa saiu do veículo, com uma roupa de proteção contra Covid-19.

As imagens mostram que a pessoa parou perto de uma placa de estacionamento, tirou a roupa de proteção e colocou dentro de uma lixeira ao lado. Ela também tirou as luvas das mãos e descartou no lixo.

A equipe de reportagem da TV Sudoeste entrou em contato com o hospital e, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. Também foi solicitado um posicionamento da prefeitura sobre a fiscalização desses descartes, mas ainda não houve resposta.

Já é a segunda vez que o descarte irregular de EPI’s é registrado por câmeras, em Vitória da Conquista, durante a pandemia da Covid-19. Em maio, a funcionária de uma ambulância descartou EPI’s em uma lixeira, na rua onde fica o Hospital das Clínicas da cidade.

Na época do ocorrido, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que, na lixeira, foram encontrados máscara comum, luvas, avental e máscara facial hospitalar, também conhecidas como viseiras.

A empresa responsável pela ambulância confirmou que a enfermeira que estava no veículo fez o descarte irregular e afirmou que essa não era a orientação dada aos funcionários.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no local e fizeram total desinfecção da lixeira e da área do entorno.