A Catavento Brinquedoteca Escola nasceu em 2015 do sonho de pessoas apaixonadas pela infância, criança e Educação infantil. A unidade oferece um espaço onde a criança é escutada e vista como sujeito de direitos, como protagonista, construtoras, pesquisadores e produtoras de cultura. Funcionando na Rua da Nações Unidas (subida da rua das pizzarias), centro da cidade, este ano completou seis anos ampliando o atendimento, incluindo também o segundo ano.

“Nossa Brinquedoteca Escola não é pensada somente para aprender, mas para acolher, viver e conviver. Todos os nossos espaços são ambientes de investigações e vivências significativas, onde se pode ouvir, por exemplo, uma história contada embaixo do pé de manga, elas podem também caminhar sentindo o calor da terra com os pés no chão, além disso, pode também ouvir o canto dos pássaros e o observar seus ninhos entre as árvores”, conta a psicopedagoga Camilla Pellegrine.

A Catavento valoriza a cultura e o interesse da criança, a partir dos 7 meses de idade. Com um horário flexível para que os pais tenham também o conforto e a segurança que precisam na hora de escolher o espaço para deixar as crianças e adaptar também aos seus horários de trabalho. “Nesse período pandêmico nos adaptamos ainda mais, para oferecer conforto e segurança as nossas crianças e aos pais. Toda a nossa equipe está vacinada e treinada para cumprir todos os protocolos indicados pelos órgãos competentes”, informou Camilla.

Da brinquedoteca ao 2º ano

Para o ano de 2022 a Catavento Brinquedoteca Escola incluiu na grade uma turma de 2º ano para atender as crianças que estão em continuidade de alfabetização escolar, a fim de que, essa experiência seja também de forma lúdica, com uma didática diferenciada e acolhedora. “Como mencionamos, a nossa prioridade é a valorização da cultura da infância e por isso, estamos ampliando a nossa oferta de turma”, disse Camilla.