O IBGE acaba de divulgar o Censo Demográfico de 2022, e as notícias para Itabuna não são boas. O município teve sua população reduzida, em um fenômeno que ainda precisa ser analisado. Foram contabilizados 186.708 este ano, número bem menor do que era em 2010, quando éramos 204.667 itabunenses.

Se comparado com a estimativa que se tinha para esta contagem (214.123) mil habitantes), a queda é ainda mais desastrosa. Chegava-se a se falar em 220 mil habitantes, nas projeções informais do Poder Público e das pessoas que discutem os rumos do município – em mesas políticas ou grupos de conversas no WhatsApp.

Essa queda no número de habitantes se reflete diretamente nos repasses de recursos para serviços públicos, como a divisão do bolo dos impostos federais. Itabuna ainda deve sofrer por não manter sob controle o número de cartões SUS que demandam serviços de saúde na cidade fala-se em um exorbitante número de 400 mil cartões SUS.

Revisão

O prefeito Augusto Castro já havia dito, em nota publicada pelo Blog Pimenta, que iria pedir revisão dos números, caso a redução informada hoje se confirmasse. Agora, é lidar com os números negativos.