O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI) realizará na próxima terça-feira (22/02), às 18h30min, em formato virtual, a primeira reunião aberta entre os conselheiros que foram empossados no final do ano passado e a sociedade civil. A proposta vinha sendo sugerida em todas as reuniões que já foram realizadas desde que a nova composição se estabeleceu, em outubro de 2021.

Segundo o presidente do CMPCI, Egnaldo Ferreira França (foto), “é importante que um conselho da importância e da magnitude do nosso, que é o Conselho Municipal de Políticas Culturais abra esse espaço de falas, escutas e debates ampliados sobre o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento cultural para o nosso município”.

A pauta sugerida para a reunião é a de apresentar a nova composição do conselho à sociedade itabunense e possibilitar que todos os agentes e atores culturais do município tenham um contato direto com o CMPCI, no tocante à apresentação de demandas, sugestões e esclarecimentos sobre tudo o que norteia o cenário de Cultura na cidade de Itabuna.

 

Para participar da reunião, basta acessar ao link https://us06web.zoom.us/j/82891000875?pwd=OWJIZ0s1aDZRcDlkTWFoeEV2N0dndz09 e inserir a senha “CMPCI”.

O que é o CMPCI

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna é o órgão fiscalizador, de acompanhamento, consultivo e deliberativo do município no tocante ao desenvolvimento de políticas na área de Cultura. Por seu caráter municipal, está mais diretamente atrelado às ações desenvolvidas pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Sua atual composição se organiza em dez setoriais com representantes da sociedade civil titulares e suplentes, quais são: 1) Música – Lula Palmeira (titular) e Zenon Moreira (suplente); 2) Literatura – Sônia Amorim (titular) e Romilton Batista (suplente); 3) Cultura Popular e Identitária – Egnaldo França (titular) e Antônio Carlos (suplente); 4) Artes Cênicas – Tâmela França (titular) e Hans Muller (suplente); 5) Audiovisual – Victor Aziz (titular) e Nivaldo Pereira (suplente); 6) Artes Visuais – Evandro Mendes (titular) e Rondineles Alves (suplente); 7) Cultura Afro-brasileira – Lula Dantas (titular) e Rita de Cássia (suplente); Artesanato – Lourdes Maria Lima (titular) e Maria Helena Vasconcelos (suplente); 8) Meio Ambiente – Evaldo Costa (titular); e 10) Comunicação Social – Eric Thadeu (titular) e Julliana Barra (suplente).

Como o CMPCI tem uma composição paritária, para os dez setoriais representativos da sociedade civil nas mais diversas linguagens da Cultura, mantém-se dez assentos para órgãos representativos da sociedade, cuja ocupação se dá por indicação desses respectivos órgãos. Pelo Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 5), tem-se Tâmara Santos como titular e Rafael Brito, suplente; representando do Centro de Cultura Adonias Filho, estão representantes George Lessa (titular) e Maurício Leite (suplente); a Universidade Federal do Sul da Bahia conta com Ize Duque, como representante titular; Leonardo Figueiredo (titular) e Diego Pitange (suplente) representam a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania; o professor Josué Brandão Júnior (titular) e José Thiago Silva Santos são os representantes da Secretaria Municipal de Governo; indicados pela Secretaria Municipal da Educação, participam do CMPCI Lucas Oliveira (titular) e Manassés Oliveira (suplente) e, por fim, representando a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, na titularidade está George Thadeu e, como suplente, Adriana Alves.

Na mesa diretora do conselho, estão Egnaldo França, como presidente; Eric Thadeu, como suplente e Ize Duque, como secretária. A atual composição corresponde ao mandato que compreende o período de outubro de 2021 à outubro de 2023.