O estoque de plaquetas e plasma no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna encontra-se numa situação crítica. O movimento de voluntários na unidade vem caindo dia após dia, o que tem dificultado o atendimento da demanda nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e Base Luís Eduardo Magalhães. Até ontem (13), o estoque estava praticamente zerado para todos os tipos sanguíneos.

A técnica do Banco de Sangue, Regiana Quinto, afirma que, neste período, geralmente ocorre queda no movimento de voluntários na unidade por conta das férias escolares, viagens e festejos de final de ano e a demanda segue alta. “Infelizmente, o déficit ocorre durante todo ano, mas agrava-se nessa época porque muita gente viaja com a família. Por isso, faço um apelo a quem esteja em Itabuna e moradores de cidades vizinhas para que compareçam à unidade para fazer esse gesto de solidariedade”, afirma.

Regiana Quinto reforça que o Banco de Sangue faz a captação não somente para atender urgência e emergência, mas também para as necessidades de pacientes oncológicos e com quadros renais e hemorrágicos. “A demanda por sangue e seus hemoderivados é constante nos serviços de alta complexidade dos hospitais”, diz.

A médica alerta que a falta de sangue pode causar o adiamento de cirurgias eletivas que estão programadas para os próximos dias. “É uma situação que dependemos de fatores externos para solucionar. Por isso, pedimos mais uma vez que nos ajudem a salvar vidas e a devolver qualidade na saúde para quem hoje depende de uma doação para concluir o tratamento”, faz um pedido especial à população.

REQUISITOS
Para ser um doador, o candidato precisa apresentar apenas um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho e CNH), além de documentos com foto emitidos por entidade de classe ou órgão oficial, inclusive aqueles emitidos no formato digital com QRcode (como a CNH digital). A Legislação não permite doação com cópia (xerox) não autenticada nem com fotografia do documento.

O doador precisa pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 a 69 anos, e estar saudável. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no Hospital Calixto Midlej Filho, no bairro Pontalzinho. O atendimento na unidade ocorre de segunda a sexta-feira das 7 às 17h (o serviço não fecha para almoço); e aos sábados, a unidade fica aberta das 7 às 12h. O telefone é o (73) 3214-9126.