Uma história de lutas, dificuldades e muita superação. Um “idoso” que se mistura à história de Itabuna e que, apesar dos inúmeros problemas que enfrenta, entre os quais financeiros, nunca se permitiu fechar os olhos para quem precisasse.

Estamos falando do Albergue Bezerra de Menezes, que completa no próximo dia 10 de outubro, 52 anos de existência. A instituição, sem fins lucrativos, foi fundada por Bionor Rebouças Brandão, que faleceu em 87, passando o “cajado” para o filho César Brandão, agora aposentado.

Hoje, a instituição está sob a direção da filha de César, Isaura Brandão, que conta com uma equipe engajada e disposta a manter o legado de tantos anos de serviço prestado à comunidade.  São 30 funcionários, além da diretoria, composta por Isaura Brandão (Diretora presidente);  Vilkson Miranda (Diretor tesoureiro) e Michelle Brandão (Diretora social).

O albergue, inicialmente, era acolher pessoas carentes acometidas pela tuberculose, muito comum naquela época. Mas, com o passar dos anos, a doença foi controlada e a instituição continuou recebendo pacientes com outras enfermidades.

Mudanças e desafios

Atualmente, o Bezerra de Menezes está com 70 de suas 95 vagas ocupadas por idosos. “Tivemos uma mudança de público, devido aos ajustes documentais da instituição. Agora nós somos uma ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos, e só podemos abrigar pessoas a partir de 60 anos. Com isso, tivemos que fazer a devolução de alguns internos aos familiares ou buscar outras instituições para fazer o acolhimento”, explicou Isaura Brandão, em entrevista ao Blog O Trombone.

As dificuldades financeiras ainda são um desafio a ser vencido pelo Albergue Bezerra de Menezes, que precisa da ajuda da comunidade para se manter de portas abertas.

“Nossas maiores necessidades são proteínas e fraldas geriátricas, além de produtos de higiene pessoal, como desodorante, barbeador, perfume, shampoo, condicionador, produtos que são bem difíceis de chegarem aqui”, ressalta Isaura.

Segundo ela, no momento, a despensa de alimentos não perecíveis está abastecida. “Graças a Deus nós estamos abastecidos por um período, acredito, de uns quatro meses ainda”.

Mas as demandas não param por ai. “Temos a parte de manutenção, de reformas, da nossa parte elétrica também”, enumera Isaura.

Com o aniversário do Albergue chegando, um dos projetos, segundo Isaura, é a campanha que está sendo realizada, para arrecadar presentes em forma de fraldas geriátricas e também em pix, uma vez que as doações em dinheiro seriam aplicados na aquisição de produtos ou nas reformas mais urgentes do espaço.

“Como representante do Albergue, agradeço o apoio e carinho da sociedade, da mídia, das associações e grupos de nossa cidade”, disse Isaura.