Conjunto Penal de Itabuna marca presença no Chocolat Festival Bahia 2025

por Domingos Matos
0 comentários 3 minutos para ler

Ilhéus já está mais doce, com a abertura oficial do maior evento de cacau e chocolate de origem da América Latina. A edição 2025 do Chocolat Festival Bahia, que tem o apoio do Governo do Estado, acontece de 17 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, e reúne mais de 150 expositores. Entre esses expositores, chama a atenção o estande do Conjunto Penal de Itabuna, operacionalizado pela empresa Socializa, que administra a unidade em conjunto com o governo do estado.

Direção da unidade e equipe da Socializa

Expondo projetos, ações e histórias de superação, o estande foi destaque da noite com a apresentação do músico David Nascimento, que reuniu muitos visitantes durante as apresentações com seu saxofone. Para quem não entendia aquela mistura, era explicado o contexto: David Nascimento fez parte da equipe do Conjunto Penal durante a pandemia, e tocava saxofone para a população carcerária, que naquele momento enfrentava uma dupla prisão – pela eventual condenação e pela necessidade de isolamento.

Hoje, ele novamente faz parte da equipe, como convidado, para desenvolver um projeto de canto. David Nascimento fez parte do programa The Voice Brasil, da TV Globo, na temporada de 2018. Sobre sua atuação no CPI, ele é enfático. “Sou só gratidão e alegria por ter participado da vida de tantas pessoas. Transformou minha própria vida, minha profissão e minha arte”, declara David Nascimento.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, José Fabiano Barbosa Carvalho, recebeu visitantes e destacou a importância da participação da unidade prisional no maior festival de cacau e chocolate da América Latina. “Nossa intenção é ampliar as atividades ressocializadoras, e a própria participação em eventos como o Chocolat Festival”.

O Conjunto Penal expõe justamente as atividades ressocializadoras, a exemplo de artesanato, livros e chocolates, tudo isso produzido por reeducandos. Exemplo disso foi a exposição livros escritos por reeducandos, bem como bombons de chocolate e ovos de Páscoa. E expõe histórias de transformação de vidas.

“Para não fugir do tema do festival, incluímos atividades de chocolataria e confeiteira desenvolvidas em nossa Padaria Escola. E trouxemos exemplos do que foi produzido este ano – bombons de chocolate e ovos de Páscoa -, como forma de demonstrar visualmente nossas atividades”, afirma o diretor José Fabiano.

Visitantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na unidade.

Se o festival tem em sua programação oficial 15 chefs nacionais e internacionais, o estande do Conjunto Penal de Itabuna também teve sua chef confeiteira. A professora Akale Sampaio reproduziu os produtos cuja produção foi ensinada em oficinas presenciais em datas temáticas como Páscoa e Dia das Mães. “Trouxe ovos de Páscoa e bombons de chocolate, que as pessoas conhecem como trufas. Ensinamos a eles, e todos já estão qualificados para iniciar um pequeno negócio quando ganharem a liberdade. É uma realização como profissional: transformar a vida das pessoas, tornando-as mais doces, onde quer que estejam”.

Quem visitou o estande teve atendimento atencioso e esclarecedor.

O Chocolat Festival 2025 vai até domingo e o estande do Conjunto Penal estará aberto diariamente entre as 15 e as 22 horas.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.