Com o agravamento da situação da Covid no Brasil e na Bahia, o governador Rui Costa baixou novo decreto relativo ao uso obrigatório de máscara em locais fechados, com grande aglomeração e espaços de saúde.

O Conjunto Penal de Itabuna se encaixa em vários dos critérios apontados no decreto, o que motivou, nessa quarta-feira (30), a retomada dos protocolos mais severos para acesso de colaboradores e visitantes. A começar pelas barreiras sanitárias na portaria e nos acessos internos aos diversos setores e aos pavilhões e anexos.

Uso de máscara, medição de temperatura corporal, higienização das mãos são exigidos na entrada. No interior, retornam as regras de distanciamento social e higienização constante de mãos e superfícies. Os profissionais de saúde retornam com o uso de face-shield e jalecos descartáveis, além das toucas descartáveis.

Materiais de proteção como luvas cirúrgicas são usados no dia-a-dia como Equipamentos de Proteção Individual independente de doenças sazonais ou epidemias, afirma o Responsável Técnico do Posto de Saúde Penitenciário (PSP), enfermeiro Diego Matos.

A empresa Socializa – Soluções em Gestão, que administra o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado, realiza o trabalho de prevenção, orientação e fiscalização das normas de segurança sanitária, com base nos protocolos definidos no Plano de Contenção da Covid definido pelo Governo do Estado e realizado até o início deste ano.