Temas relevantes para o meio ambiente e à comunidade itabunense, a exemplo da segurança pública, a coleta seletiva, trato com animais domésticos e de rua, além da apresentação de um relatório dos impactos ambientais e socioambientais provocados pelas enchentes de dezembro foram discutidos pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). A pauta foi debatida naa 147° reunião.

O encontro extraordinária foi realizado por meio de videoconferência, contando com a participação de representantes de instituições que integram o Comam, além de convidados, dentre os quais, a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara. Ela aproveitou para destacar a finalidade, importância e a atuação do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (Gopa) da Guarda Civil Municipal.

A secretária relatou, por exemplo, as ações que a unidade fez e tem executado para assegurar a ordem e a segurança públicas em Itabuna. Lembrou que as ações são um conjunto de medidas educativas, principalmente – e punitivas, se houver necessidades -, destinadas a garantir a convivência e harmonia de homens em sociedade e o meio ambiente.

A diretora da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), Ellen Gleicer Lima Santos, também foi convidada para a reunião extraordinária do COMAM. Inicialmente, falou sobre a função da DCZ e fez uma explanação sobre as atividades desenvolvidas pela unidade do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde aa atual gestão e destacou ações a serem executadas como dar prosseguimento ao resgate dos animais que ainda se encontram no antigo lixão que foi desativado na administração do prefeito Augusto Castro.

Também destacou o planejamento e estratégias, a capacidade atual, estrutural e os recursos financeiros e humanos do Zoonoses. Ela aproveitou para fazer um balanço da quantidade de animais já resgatados do lixão ou em condição de rua e o número de animais castrados desde os primeiros resgates, num total de 25 animais até o momento.

ORDEM DO DIA

Já o presidente do COMAM, Fábio Ramos Santos Júnior, destacou outros temas que foram pautados, dentre os quais, a atualização do processo de transição do encerramento do lixão e a implementação do aterro sanitário do município, o retorno das visitas do Comam às instituições que integram o Conselho para adesão ao Programa de Coleta Seletiva do município e a adesão ao “Recicla Itabuna”.

Além dos representantes das com assento no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itabuna, também participaram do encontro mensal do Comam, o secretário municipal de Governo, Josué de Souza Brandão Júnior, e a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cilene Nascimento Souza.