A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou que o conselho da instituição aprovou a saída do curso de graduação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A seleção de estudantes a partir de 2023.1 levará em consideração as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como já realizado pela Ufba em outros cursos de graduação, e ocorrerá por meio do site da instituição.

Segundo a instituição, a medida tem o objetivo de contribuir para a redução da evasão dos alunos observada pela Ufba desde que a unidade aderiu o processo por este sistema.

De acordo com relatório realizado, o percentual de cursantes em relação ao número de vagas ofertadas pelo Sisu só atingiu uma vez a marca dos 80%, em 2014.2, quando 49 das 60 vagas oferecidas foram preenchidas.

Conforme a faculdade, os motivos para o índice de desistência ser alto são o ponto de corte de odontologia e do número significativo de estudantes que desistem da realização da matrícula visando outros cursos. (Com informações do G1)