Cerca de 600 famílias da agricultura familiar de Itabuna foram beneficiadas na manhã desta quinta-feira, 10, com a doação de 80 mil alevinos de tilápias por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Abastecimento (Seagri), via Bahia Pesca e a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). O evento aconteceu na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).

O ato de entrega que deu o pontapé inicial no projeto de Piscicultura da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), contou com a presença do secretário Moacir Smith Lima, do assessor especial da Seagri-BA, Thiago Guedes Viana, que representou o secretário João Carlos Oliveira, e da representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Maria Cristina Vitória.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, representou o prefeito Augusto Castro (PSD), que cumpre agenda de trabalho em Brasília. “Este é mais um compromisso do prefeito Augusto Castro que está sendo cumprido para incentivar e apoiar a agricultura familiar do município, fornecendo meios para a subsistência, a segurança alimentar dessas famílias, e com o excedente ainda gerar renda a partir da comercialização dos peixes”, comentou Lima Filho.

Titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o secretário Moacir Smith Lima lembrou que hoje foi entregue o primeiro lote de alevinos de um total de 230 mil doados ao município pela Seagri-BA e a Bahia Pesca por intervenção da deputada Lídice da Mata. “As associações beneficiadas são aquelas que têm propriedades estruturadas do ponto de vista técnico para receber os alevinos. À medida que as demais forem se estruturando, faremos a distribuição gradativa”, disse.

O assessor especial da Seagri – BA, Thiago Guedes, ressaltou que também estão previstos cursos de capacitação para os agricultores e equipe técnica da Seagrima para o manejo dos alevinos, além do investimento na distribuição dos filhotes de tilápias. “Essa é uma parceria que vem dando certo e a nossa intenção é investir ainda mais, não só com capacitações, mas para além do pescado com outras culturas, a exemplo da lavoura do cacau e doação de equipamentos”, afirmou.

O presidente da Associação Jacareci – Água Boa, Humberto Pereira Filho, demonstrou satisfação em receber cerca de 4 mil alevinos para os agricultores que representa. “Eu já trabalhava com piscicultura, com uma pequena quantidade de peixes. Mas, agora com essa ajuda estou muito otimista. Além disso, outros agricultores que ainda não tinha contato com a piscicultura iniciarão nesta atividade muito importante”, declarou.

Um total de 14 associações de agricultores familiares foi beneficiada: Agrafam, Alemita – Nova Vida, Agrovila Bela Flor, Assgribahia, Horteiros de Ferradas, Jacareci – Água Boa, Itamaracá, Manoel Chinês, Morumbi, Mutuns, Riachão Piaçaveira, Roça do Povo, Serrado e Ribeirão Seco.

O tempo médio de engorda dos peixes varia de quatro a oito meses. Para dar apoio técnico a estes agricultores rurais, muitos dos quais somente agora estão iniciando nesta atividade, profissionais da Seagrima participaram de um curso de capacitação ano passado, na Estação Experimental do Almada, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), oferecido pelo Governo do Estado.