A educação baiana perdeu nesta quarta-feira (24) um dos seus mais respeitados profissionais: Valter Alves Nascimento, que faleceu em Salvador. A morte de Valter pegou a todos de surpresa. O professor deixa um grande legado em Itabuna e região.

Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Valter foi ex-diretor do Departamento de Ciências Econômicas da instituição. Também ocupou o cargo de diretor do campi da EMARC de Itapetinga.

No período de 2001 a 2004, foi diretor financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, além de ter coordenado o processo de implantação da municipalização plena de Itabuna.

O ex-prefeito Geraldo Simões divulgou Nota de Pesar pelo falecimento do amigo.

Confira a nota, na íntegra:

“Em 1977 fui contratado pela Ceplac para trabalhar em Ibicaraí, pertinho de Valter Nascimento, que trabalhava na Ceplac, em Floresta Azul. Estudamos na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, atual UESC. Valter sempre foi um grande companheiro de lutas. Travamos, junto com a Sociedade dos Técnicos Agrícolas do Cacau, Associação dos Técnicos Agrícolas da Bahia e o Conselho das Entidades da Ceplac, memoráveis lutas, ainda no período da ditadura militar.

Valter Alves Nascimento foi um guerreiro na luta por democracia e pela valorização profissional, e contribuiu para a construção do PT em Itabuna. Tempos depois foi para UESC, na função de Professor de Economia. Mas, como não poderia deixar de ser, exerceu o ofício de professor também com o olhar solidário e sempre ao lado do povo. Levou sua paixão para a Academia, e desenvolveu aqui o que seria o embrião a Economia Solidaria na região. Foi um dos criadores, também, da Coopec, à época uma cooperativa de crédito dos servidores da Ceplac e teve estreitas ligações com os movimentos populares do campo.

Valter contribuiu muito com minha gestão em Itabuna, na implantação da Gestão Plena da Saúde, quando começamos do zero montar sua estrutura financeiro-administrativa. Ele também foi responsável pela implantação do Banco do Povo, instituição vitoriosa com milhares de atendimentos ao microempreendedor e pequenos negócios em nossa cidade. Um grande homem, que fará falta a Itabuna e à região. Vá em paz, amigo!”

Geraldo Simões

O presidente do PT Itabuna, Jackson Moreira, também se pronunciou sobre a morte do professor Valter, por meio de nota.  “Com grande surpresa e imenso pesar, recebemos a notícia do falecimento do companheiro Valter Nascimento, servidor da Ceplac, professor da Uesc e colaborador incansável do fortalecimento do PT em Itabuna. Valter Alves Nascimento muito contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa econômica e socialmente no Sul da Bahia, ao emcampar lutas sindicais, sociais e de fomento da economia popular e solidária. Deixa um imenso legado, de companheirismo, de respeito à coletividade e um exemplo de retidão e espírito público”.