Uma intervenção pontual na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) para o serviço de manutenção do sistema de produção interrompeu a geração de água. A previsão para a conclusão do serviço é até amanhã, dia 14, mas o abastecimento de água está sendo retomado gradativamente para toda a cidade.

Os bairros da zona sul, programados para receber o fornecimento de água no final de semana estão tendo o abastecimento reforçado através de carros-pipa.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a intervenção pontual foi para realizar a limpeza de filtros, melhorando o sistema que bombeia água para o reservatório elevado, aprimorando o sistema de filtração.

“As intervenções que estão sendo realizadas na ETA principal, no São Lourenço, são para aumentar a produção e melhorar ainda mais a qualidade da água que chega as residências e demais estabelecimentos da cidade”, disse Bitencourt

Ainda segundo Bitencourt, a ETA está passando por um processo de modernização. “Os decantadores estão sendo substituídos pelo sistema de lamelas e trocados os módulos tubulares pelo sistema mais moderno. Essa tecnologia já foi implantada em um dos três decantadores, com investimentos de pouco mais de R$ 3 milhões”, afirmou o gerente técnico.